Cuca, Luís Castro, Pedro Caixinha e Renato Portaluppi: como anda a escolha para novo técnico do Santos?
Antes de mais nada, o Santos trabalha na busca de um substituto para Fabio Carille desde que o clube garantiu o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro de 2025. Luís Castro, ex-treinador do Al Nassr, da Arábia Saudita, é a prioridade da diretoria. Outros nomes, porém, são avaliados.
A Agência RTI Esporte apurou que o presidente Marcelo Teixeira e o diretor executivo de futebol Edu Dracena, responsáveis por avaliar as possibilidades, querem um treinador com perfil campeão e acostumado a conquistar grandes títulos.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Apesar da passagem sem conquistas pelo Botafogo, Luís Castro é visto como um técnico com lastro no futebol. O português nega algum acordo para comandar o time alvinegro. De férias na Costa do Sauipe, na Bahia, ele deseja voltar a trabalhar no futebol brasileiro.
Para que isto aconteça, a diretoria terá se ser convincente e apresentar um ‘projeto campeão’. Marcelo Teixeira já tomou conhecimento das exigências econômicas de Luís Castro para a formação da comissão técnica e do elenco para 2025.
Pedro Caixinha dá prazo ao Santos
Pedro Caixinha, que está disponível no mercado da bola após deixar o Red Bull Bragantino, tem um acordo verbal com a diretoria. Não há nada assinado. O clube, porém, tem até o fim do Brasileirão para formalizar uma oferta. Ou seja, o prazo final é dia 8 de dezembro.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Caso contrário, Pedro Caixinha ficará livre do ‘acordo de cavalheiros’ para comandar outra equipe em 2025. O treinador, que também interessa a Grêmio e Vasco, deseja seguir trabalhando no Brasil. Internamente não há 100% de convicção na sua escolha.
Renato Portaluppi pode interromper ‘férias’
O clube avalia o nome de Renato Portaluppi. O empresário Gerson Oldemburg recebeu contatos iniciais há quase dois meses e, desde então, é procurado com frequência por Paulo Bracks, CEO do Santos, que auxilia a diretoria na busca por um novo técnico.
De acordo com fontes próximas ao estafe do treinador, Renato Portaluppi não estaria disposto a trabalhar no começo de 2025. A ideia seria descansar e curtir a família no Rio de Janeiro, onde tem residência fixa, antes de pensar em voltar a comandar uma equipe.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
No entanto, o treinador deu sinal verde para seu representante ouvir o projeto esportivo alvinegro. Ainda não houve conversa entre Renato Portaluppi e Marcelo Teixeira. Isso porque o treinador está focado em livrar o Grêmio do rebaixamento no Brasileirão.
Contudo, Renato Portaluppi pode mudar de ideia caso Marcelo Teixeira ‘entregue a chave do vestiário’, como se diz na gíria do futebol, para comandar o dia a dia. Além disso, ele quer garantias de que terá um time competitivo para conquistar títulos em 2025.
Cuca tem rejeição para voltar ao Santos
Cuca é bem avaliado pelo alto comando alvinegro e tem um acordo visto como mais fácil. Isso porque está disponível no mercado da bola desde que deixou o Athletico Paranaense, em junho. No entanto, o treinador teve passagens conturbadas pelo clube no passado.
Diante da possibilidade da quarta passagem de Cuca pelo comando técnico do Peixe, parte da torcida se posicionou na rede social “X” contra o retorno do treinador. A #CucaNão alcançou o 5º lugar nos trending topics no dia 28 de novembro.