Cuiabá precisa superar o Fluminense de 2009 para se livrar do rebaixamento

Depois de 31 rodadas disputadas na Série A do Campeonato Brasileiro o Cuiabá permanece na 18ª colocação da competição. Até o momento, o time comandado por Bernardo Franco somou apenas 27 pontos e aparece com 97% de chances de rebaixamento para a segunda divisão em 2025.
Assim, o time vive momento delicado e está muito próximo de confirmar a sua primeira queda desde que ascendeu para a elite do futebol brasileiro. O grande detalhe é que desde que o Campeonato Brasileiro migrou para o esquema de pontos corridos, somente um time chegou na 31ª rodada e penúltimo e conseguiu escapar.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Na verdade, esse feito aconteceu em 2009, com o Fluminense, que na ocasião era o último colocado com a mesma pontuação atual do Cuiabá, 27 pontos. O grande detalhe é que naquela edição o Fluminense conseguiu a maior arrancada de um time que lutava contra o rebaixamento, e acabou se livrando do rebaixamento com 46 pontos.
Ou seja, em 7 jogos o time comandado por Cuca conquistou 19 pontos. A média de 2.71 pontos por jogo, fez o Fluminense apresentar campanha de time campeão na reta final do Campeonato Brasileiro de 2009. Algo que terá que ser repetido pelo Cuiabá caso queira se livrar do rebaixamento.
Contudo, será necessário que o Cuiabá melhore a campanha do Fluminense de 2009 para permanecer na elite. Com a parte baixa da tabela muito embolada, de acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais, para não ser rebaixado o time precisaria chegar aos 48 pontos. Assim, a chance de queda seria zero. Para isso, o Cuiabá precisará de mais 21 pontos em 7 jogos.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
É importante lembrar que as probabilidades mudam de acordo com o andamento das rodadas. Assim, no momento, os números apontam que entre 46 e 47 pontos as chances de rebaixamento são inferiores a 1%. Mas dificilmente um clube permanecerá na primeira divisão comando 45 ou menos pontos.