Da crise no Manchester United à glória na Espanha: Antony renasce no Real Betis Atacante em alta: 13 participações em gols em 3 meses e vaga na final da Conference League

“Os homens também choram”. Antony desabou em lágrimas após atuação de gala contra a Fiorentina que garantiu o Real Betis na final da Conference League. Afinal, o atacante do Real Betis fez um golaço e assistência decisiva para o gol da classificação.
O atacante de 25 anos começou reconstruir sua carreira na Espanha após um período turbulento no Manchester United. Isso porque o jogador acabou sendo alvo de fortes críticas da imprensa inglesa, ele parecia distante do brilho que apresentou no Ajax e, ainda antes, no São Paulo.
Agora, no futebol espanhol, Antony reencontra a confiança e volta a mostrar o potencial que o levou à elite europeia. Em apenas três meses com a camisa do Betis, ele já soma 13 participações em gols: são oito gols marcados e cinco assistências. Nunca antes em sua carreira profissional o jogador havia produzido tanto em tão pouco tempo.
Com esses números, sua fase atual só perde em volume para as temporadas 2020/2021 (11 gols e 9 assistências em 46 jogos) e 2021/2022 (12 gols e 12 passes decisivos em 33 partidas), ambas no Ajax. No United, em 2022/23, ele até igualou os 8 gols, mas deu apenas 3 assistências em 44 aparições.
Antony vai voltar ao Manchester United?
Diante desse novo momento, a possibilidade de um retorno ao Manchester United ganha força. Campeão de seis títulos — incluindo duas Eredivisie com o Ajax e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2020 com a Seleção Brasileira —, o Antony pode receber uma nova chance no clube inglês.
Nos bastidores, por exemplo, as trocas de elogios entre o atacante e Rúben Amorim, atual técnico dos Red Devils, vêm chamando atenção. A boa relação com o comandante português pode ser decisiva para reabrir as portas de Old Trafford ao jogador que custou 100 milhões de euros (R$ 500 milhões) em agosto de 2022.
Por fim, a esperança de uma nova convocação para a Seleção Brasileira também entra no radar. Antony espera que o bom desempenho recente o credencie para vestir novamente a Amarelinha. Até aqui, ele soma 16 partidas pela seleção principal e sonha com uma nova chance já na data FIFA de junho.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal