De Bruno Lage a Leonardo Jardim, veja opções de técnicos portugueses desempregados
Antes de mais anda, mercado da bola está sempre agitando com a troca de técnicos nos times brasileiros. Da Série A a D do Campeonato Brasileiro já tivemos mais de 40 mudanças de treinadores nos times do país, desde o início das competições nacionais em 2024.
Nos últimos anos, por exemplo, os técnicos portugueses ganharam grande notoriedade no nosso país. Quando um deles acaba ficando sem clube, é lembrado pelos torcedores brasileiros. A Agência RTI Esporte fez uma lista com alguns treinadores que estão livres no mercado. Confira a situação de cada um deles:
Bruno Lage
Antes de mais nada, o técnico foi demitido em outubro de 2023 pelo Botafogo. A reação negativa dos jogadores ano passado pela saída de Tiquinho Soares do time, e o rendimento das expectativas da equipe na Série A do Campeonato Brasileiro, culminou pela sua saída do time.
Carlos Queiroz
O português está livre no mercado, desde que deixou a seleção do Catar em dezembro de 2023. Carlos Queiroz permaneceu no cargo por menos de um ano. Acabou sendo demitido depois de um retrospecto ruim. Nesse ínterim, disputou 12 jogos e ganhou apenas quatro. O treinador também passou pelas seleções de Portugal, Irã e Colômbia.
Jesualdo Ferreira
O treinador não resistiu aos maus resultados e à eliminação precoce do Santos no Campeonato Paulista de 2020. Com isso, acabou sendo demitido em agosto daquele ano. Desde então, Jesualdo Ferreira não comandou mais nenhum clube.
José Peseiro
O treinador tem grande idenficação com o Sporting, de Portugal. No entanto, construiu sua carreira comandando equipes do exterior, Em dez anos, trabalhou em países como Espanha, Grécia, Romênia, Emirados Árabes e Egito. Além disso, comandou as seleções da Arábia Saudita, Venezuela e Arábia Saudita.
Leonardo Jardim
O badalado técnico deixou o comando do Al-Rayyan, do Catar, em junho de 2024. Desde então, o português está tentando junto ao seu estafe uma oportunidade para voltar a trabalhar na Europa. Ao longo da carreira, o treinador foi campeão pelo Sporting, de Portugal, Olympiacos, da Grécia, Monaco, da França, entre outros.
Pepa
É integrante da nova geração de treinadores portugueses. Pepa teve breve passagem pelo Cruzeiro em 2023. Ele acabou sendo demitido do cargo após 25 partidas. Nesse ínterim, foram sete vitórias, oito empates e 10 derrotas, um aproveitamento de 38%. Está desempregado desde que foi demitido do Al Ahli, do Catar.
Ricardo Sá Pinto
O comandante foi mais um que esteve a frente de um time brasileiro. O português comandou o Vasco pouco mais de dois meses em 2020. Nesse meio tempo, foram 15 jogos, três vitórias, seis empates e seis derrotas. Seu último trabalho foi no APOEL onde conquistou o Campeonato Cipriota na temporada 2023/2024.
Rui Vitória
Alvo antigo do Flamengo, o técnico está disponível após ser demitido da seleção do Egito, em fevereiro de 2024. Isso porque a equipe acabou sendo eliminadanas oitavas de final da Taça das Nações Africanas. O treinador, ao longo da carreira, comandou o Benfica, de Portugal, o Spartak, da Rússia e o Al Nassr, da Arábia Saudita.
Sérgio Conceição
O treinador pediu demissão do Porto em junho de 2024.O técnico esteve no comando do Porto ao longos das últimas sete temporadas. Nesse meio tempo, conquistou 11 títulos, entre eles três Campeonatos Português e quatro Taças de Portugal.