Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

De Felipão a Luxemburgo, veja opções de técnicos brasileiros desempregados

A vida de técnico não é fácil, e a rotatividade é grande no Brasil. Com isso o mercado está agitado novamente devido a trocas de técnicos nos clubes do país. Da Série A a D do Brasileirão já tivemos mais de 40 mudanças de técnicos no futebol brasileiro, desde o início das competições nacionais.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

O que chama a atenção é o fato de veteranos estarem sem clube, e eles nem pensam em aposentadoria. São os casos, por exemplo, de Luiz Felipe Scolari. O ex-técnico da Seleção Brasileira foi demitido em março desse ano do Atlético MG. Além dele, Vanderlei Luxemburgo também está disponível no mercado da bola.

Publicidade
Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.

O último trabalho de Luxa foi no Corinthians. Ele deixou o comando da equipe paulista em novembro de 2023. Depois disso, não assumiu nenhum clube. A Agência RTI Esporte fez uma lista com nove treinadores que estão livres no mercado. Confira a situação de cada um deles:

Cláudio Caçapa

O ex-zagueiro, não resistiu a sequência de oito jogos sem vitória e foi demitido em fevereiro desse ano do RWD Molenbeek, da B´lgica, que também pertence a John Textor. Vale lembrar que o técnico passou pelo Botafogo em junho de 2023, logo após a saída de Luís Castro para o Al-Nassr, da Arábia Saudita. Caçapa assumiu a equipe carioca interinamente em quatro partidas, todas elas com vitórias.

Cuca

Ele decidiu deixar o comando do Athletico Paranaense em junho de 2024, depois de alguns resultados negativos. Em entrevista logo após sua decisão, Cuca disse que alguns jogadores estavam se sentindo culpados, e que quando isso acontece, o treinador tem que assumir a responsabilidade e tem que dar ao clube o direito de pôr um sangue novo. Desde então, segue livre no mercado.

Dunga

O capitão do tetra em 1994, vive longe dos holofotes já algum tempo. Hoje Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga, se dedica ao seu instituto, que auxilia entidades, instituições beneficentes e comunidades carentes do Rio Grande do Sul.

Dunga foi treinador do Brasil, em duas ocasiões. Ele assumiu a Seleção Brasileira em 2006 pela primeira vez sem nunca ter tido experiência como técnico, e seguiu até a Copa do Mundo da África do Sul em 2010. Na ocasião, a equpe chegou até as quartas de final da competição, mas foi eliminada pela Holanda.

Em 2014, Dunga voltou ao comando da seleção, mas foi substituído por Tite em 2016, depos da eliminação do Brasil na fase de grupos da Copa América Centenário daquele ano. A sua única passagem por um clube, foi em 2012, quando exteve a frente do Internacional e foi campeão Gaúcho.

Geninho

O veterano treinador está livre no mercado há mais de dois anos. O seu último trabalho foi em 2022, quando comandou o Vitória. Ele deixou o clube depois da derrota por 3 a 0 para o Fortaleza, na Arena Castelão, em jogo válido pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Felipão

Outro veterano que está sem clube, é o pentacampeão Luiz Felipe Scolari. O treinador foi demitido pelo Atlético MG em março de 2024. A diretoria do Galo estava insatisfeita com o trabalho de Felipão, já que foi feito um alto investimento na formação do elenco para a temporada. Sendo assim é mais um que está livre no mercado.

Paulo Turra

Ex-Athletico e Santos, o técnico Paulo Turra ficou apenas pouco mais de mês no Vitória de Guimarães, de Portugal. O treinaor que foi contratado em agosto de 2023 foi demitido em setembro daquele ano. De acordo com a imprensa portuguesa, a falta da licença Pro da Uefa, exigida no Campeonato Português, foi a causa da sua demissão.

Paulo Turra não podia ser o treinador principal na beira do gramado, e o clube português teve que contratar João Costeado, para assinar a súmula como técnico, enquanto o ex-auxiliar de Luiz Felipe Scolari ficava como auxiliar no registro.

Ricardo Ferretti

Mais um técnico brasileiro que está sem clube desde estão é Ricardo Ferretti. Ele deixou o Cruz Azul, do México, em agosto do ano passado. Após os resultados negativos da equipe no Campeonato Mexicano e na Copa das Ligas, o treinador não resistiu e foi desligado do clube.

Toninho Cerezo

O ex-jogador, bicampeão mundial com a camisa do São Paulo e dono de uma carreira extensa na Itália, está sem comandar um clube há nove anos. Toninho Cerezo esteve a frente do Atlético-MG, Vitória, Guarani e Sport Recife aqui no Brasil. Além deles, dirigiu também o Kashima Antlers, do Japão até 2015. Com o clube que treinou por seis temporadas conquistou duas vezes o Campeonato Japonês, duas Copas da Liga e uma Copa do Imperador.

Vanderlei Luxemburgo

O veterano treinador é mais um que está sem clube. Luxa além de fazer história em grandes clubes no Brasil, chegou a comandar também o Real Madrid entre 2004 e 2005. Ele dirigiu na época os galácticos Ronaldo, Roberto Carlos, Zinédine Zidane, David Beckham, Luís Figo, entre outros.

Além disso Vanderley Luxemburgo também teve passagem pela Seleção Brasileira entre 1998 e 2000. No entanto, apesar do grande currículo o treinador está sem clube desde quando foi demitido pelo Corinthians em outubro de 2023.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.