Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

De Heinze a Sampaoli, veja opções de técnicos argentinos desempregados

O mercado da bola está agitando novamente com a troca de técnicos nos times brasileiros. Da Série A a D do do Campeonato Brasileiro já tivemos mais de 40 mudanças de técnicos nos times do país, desde o início das competições nacionais em 2024.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Nos últimos anos, os clubes do Brasil abriram as portas para treinadores de outras nacionalidades, e os argentinos estão entre eles. Os técnicos de ponta estão empregados, como por exemplo, Marcelo Gallardo, que já foi cogitado pelo Flamengo em 2021, e que voltou a assumir recentemente o River Plate.

Publicidade

Mauricio Pochettino e Sebastián Beccacece, que são nomes da nova geração, assumira recentemente o comando das seleções dos Estados Unidos e Equador, respectivamente. Os treinadores também são sempre lembrandos pelos torcedores, mas nunca chegaram a um entendimento com os clubes brasileiros.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.

No entanto outros grandes nomes estão sem clube, é o caso Guillermo Barros Schelotto, Jorge Sampaoli, Diego Cocca, entre outros. A Agência RTI Esporte fez uma lista com dez treinadores que estão livres no mercado. Confira a situação de cada um deles:

Diego Cocca

Depois de apenas quatro meses no comando do México, a Federação Mexicana de Futebol demitiu o técnico Diego Cocca em junho de 2023. O técnico teve passagem por clubes argentinos e mexicanos, entre eles o Racing, onde foi campeão da Copa Argentina, e o Atlas, onde conquistou o Campeonato Mexicano.

O treinador teve breve passagem pela seleção do México. Foram sete jogos, com três vitórias, três empates e apenas uma derrota. A demissão aconteceu depois da seleção mexicana perder por 3 a 0 para os Estados Unidos, na semifinal da Concacaf Nations League.

Jorge Sampaoli

O treinador segue sem clube, depois que foi demitido do comando do Flamengo em setembro de 2023, depois de sua passagem conturbada pelo time carioca. Antes de comandar oclube carioca, elei teve passagens também por Santos e Atlético-MG.

Além disso, ele foi técnico das seleções da Argentina e a do Chile, onde foi campeão da Copa América em 2015 ,e é um dos treinadores mais valorizados do futebol sul-americano. Recentemente, teve seu nome especulado para assumir o comando do Equador,

Gabriel Heinze

O técnico Gabriel Heinze foi demitido em julho de 2021 do Atlanta United. O treinador  segundo publicou a “Fox Sports” dos Estados Unidos, não tinha um bom relacionamento com o elenco da equipe que disputa a Major League Soccer (MLS).

Gabriel Heinze, limitava a quantidade de água que os jogadores podiam beber durante os treinos da pré-temporada. Diante disso, os médicos do clube tiveram que intervir. Ainda segundo a emissora, ele mal falava com seus atletas, e exigia que os atletas estivessem sempre disponíveis para se apresentarem mesmo se estivessem de folga.

Guillermo Barros Schelotto

Guillermo Schelotto foi demitido da seleção do Paraguai, em setembro de 2023, depois de um início ruim nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Nas duas primeiras rodadas, a equipe paraguaia empatou em casa com o Peru e perdeu para a Venezuela fora.

Além disso, a equipe não marcou nenhum gol. Assim, Guillermo Barros Schelotto, não resistiu, e está livre no mercado há quase um ano. Ao longo da carreira, o treinador comandou o Boca Juniors, da Argentina, e o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos.

Hugo Ibarra

O treinador foi demitido do Boca Juniors em março do ano passado devido aos maus resultados da equipe no Campeonato Argentino. A demissão na epóca, segundo a imprensa argentina, foi uma decisão do vice-presidente da equipe, o ídolo Juan Román Riquelme.

O dirigente do Boca Juniors queria um nome mais experiente para o cargo. Com isso, optou então pela demissão de Hugo Ibarra. Desde então, o treinador não assumiu mais nenhum clube. Recentemente, seu nome foi especulado em clubes da Arábia Saudita. No entanto, o jogador não demonstrou interesse em trabalhar na Ásia.

Leonardo Astrada

Desde 2010, o treinador está sem clube. O seu último trabalho foi no River Plate, da Argentina, onde ficou pouco mais de um ano. Sob o seu comando a equipe venceu sete partidas, empatou oito e perdeu 11. O ex-volante teve breve passagem pelo futebol brasileiro, quando defendeu Grêmio em 2000.

Porém, o jogador teve dificuldade para se adaptar ao Brasil. Com isso, a passagem dele pelo time gaúcho foi frustrada. Com o rendimento abaixo do esperado, Leonardo Astrada optou por não seguir no Tricolor Imortal,  e acabou voltando a jogar em 2001 no River Plate.

Martín Demichelis

O técnico Martín Demichelis esteve até julho desse ano no comando do River Plate, quando foi demitido. As críticas para com o seu trabalho eram constantes desde que ele assumiu o time, em dezembro de 2022. Mesmo conquistando três títulos nesse período, a qualidade do futebol apresentado pelo clube de Buenos Aires e os resultados recentes tornaram o ambiente insustentável para a continuidade de Martín Demichelis no clube.

Mauricio Pellegrino

Outro livre no mercado é Mauricio Pellegrino, que está sem clube desde dezembro de 2023, quando deixou a Universidad de Chile. O primeiro desafio do argentino como treinador foi no Valencia, da Espanha, na temporada 2012/13.

O treinador comandou também o Estudiantes, entre 2013 e 2015, e Independiente, entre 2015 e 2016, e viveu o seu melhor momento quando voltou a Espanha para comandar o Alavés. Na temporada 2016/17, levou o time à final inédita na Copa do Rei, onde o time acabou ficando com o vice-campeonato, ao perder para o Barcelona.

Sebastián Battaglia

O técnico foi demitido pelo Boca Juniors em julho de 2022. A demissão aconteceu um dia após o time ser eliminado pelo Corinthians naquele ano nas oitavas de final da Libertadores. O time argentino sofreu derrota nos pênaltis em plena Bombonera, e o técnico acabou não resistindo.

O ex-volante, estava no comando da equipe desde agosto de 2021, após passagem pela base do clube. Neste período, o treinador foi campeão da Copa da Argentina e da Copa da Liga.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.