Decisivo contra o Estudiantes, Guillermo Varela chega ao auge da carreira em números no Flamengo

O camisa 2 do Mengão cresce em protagonismo. Decisivo diante do Estudiantes, Varela já tem três ações diretas para gol nas últimas quatro partidas.

Decisivo contra o Estudiantes, Guillermo Varela chega ao auge da carreira em números no Flamengo

Com sete participações em gols na temporada, Guillermo Varela vive o melhor momento da carreira. O lateral do Flamengo atingiu uma marca inédita ao alcançar esse número em um único ano, algo que nunca havia conseguido.

O feito aconteceu na vitória por 2 a 1 sobre o Estudiantes, na última quinta-feira (18), pela ida das quartas de final da Copa Libertadores da América. Na ocasião, o uruguaio foi o autor do segundo gol do Fla, o que acabou garantindo a vitória no Maracanã.

Guillermo Varela foi um dos destaques da partida. Ele registrou a maior taxa de acerto de passes em campo, com 39 certos em 41 tentativas — um impressionante índice de 95%. Porém, na defensa, também se mostrou sólido: somou cinco ações, sendo três alívios, uma interceptação e um corte.

No entanto, o mapa de calor revelou o quanto esteve presente no campo adversário, reforçando sua importância no aspecto ofensico. Além disso, com os dois gols marcados em 2025, o lateral já igualou a sua melhor marca em temporadas anteriores, quando também balançou a rede duas vezes, em 2024.

Já no quesito assistências, superou todos os registros da carreira. Até então, sua temporada mais produtiva havia sido em 2018/2019, no time dinamarquês do FC Copenhague, quando deu três passes decisivos.

Três participações em gols nos últimos quatro jogos mostram boa forma

O momento recente de Guillermo Varela chama ainda mais atenção porque três das participações diretas em gols ocorreram justamente nos últimos quatro jogos. Além de marcar e dar uma assistência com a camisa rubro-negra, o uruguaio também contribuiu com um passe para gol na vitória (3 a 0) do Uruguai diante do Peru, nas Eliminatórias da Copa do Mundo.

A fase positiva chega em um momento de virada pessoal no Flamengo. Assim, depois da saída de Wesley França para a Roma, da Itália, o camisa 2 assumiu a titularidade com Filipe Luís e respondeu em alto nível. Hoje, Guillermo Varela, de 32 anos, se firma como peça essencial no elenco rubro-negro.

*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal

Compartilhe nas Redes!
Rolar para cima