Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Desempenho do Fluminense até a 11ª rodada é a pior em comparação com anos em que lutou contra o rebaixamento

O Fluminense é o lanterna do Campeonato Brasileiro com seis pontos, após 11 rodadas disputadas. Este é o pior desempenho, no mesmo recorte, em comparação com anos em que o clube lutou contra o rebaixamento até o fim da competição. A Agência RTI Esporte fez um levantamento dos números do Tricolor no torneio nos anos de 2008, 2009 e 2013, quando o time brigou para não cair.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Brasileirão 2008

No ano em que chegou à final da Copa Libertadores da América, o Fluminense se viu em situação complicada no Campeonato Brasileiro. Diferentemente do que disse o técnico Renato Gaúcho, às vésperas da decisão contra a LDU, o Tricolor “não brincou” na competição. Nas 11 primeiras rodadas do Brasileirão daquele ano, o então vice-campeão da América só havia somado nove pontos. O retrospecto, na ocasião, foi de duas vitórias, três empates e cinco derrotas.

Publicidade

Vale lembrar que a primeira vitória no Campeonato Brasileiro daquele ano só aconteceu na 10ª rodada, diante do Athletico-PR, por 3 a 0, no Maracanã. A série negativa e a baixa pontuação até a 11ª rodada se justificavam pelo foco da equipe na disputa da Copa Libertadores, que acontecia no primeiro semestre da temporada. O Fluminense terminou a competição na 14ª colocação com 45 pontos e classificado para a Copa Sul-Americana de 2009

Brasileirão 2009

O ano épico da fuga do rebaixamento e do reencontro com a LDU, desta vez na final da Copa Sul-Americana. No início de 2009, o Fluminense anunciou a contratação do atacante Fred, mas a chegada do futuro ídolo não impediu que o clube lutasse, novamente, na parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro. Nas 11 primeiras rodadas, o Tricolor melhorou muito pouco o desempenho do ano anterior: foram 10 pontos marcados, com duas vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.

A sequência negativa seguiu ao longo de toda a competição e o Fluminense chegou a ter 99% de chances de ser rebaixado, segundos cálculos de matemáticos. Na reta final sob o comando de Cuca, o Tricolor Carioca conseguiu uma importante arrancada – com 11 jogos de invencibilidade – e se salvou da queda. O time terminou na 16ª posição com 46 pontos.

Brasileirão 2013

O Campeonato Brasileiro de 2013 ficou marcado pela decisão de um dos rebaixados em audiência no STJD. Após escalarem André Santos e Héverton na última rodada da competição, Flamengo e Portuguesa, respectivamente, foram denunciados pelo tribunal desportivo e condenados com a perda de pontos.

Atrás na tabela de classificação, a equipe paulista acabou rebaixada. No processo, o Fluminense apareceu como parte interessada, uma vez que a decisão do processo afetaria o resultado final da equipe no Brasileirão daquele ano.

Apesar de todo esse episódio, o Tricolor Carioca também teve um desempenho abaixo nas 11 rodadas iniciais do torneio nacional. A equipe conquistou 13 pontos (quatro vitórias, um empate e seis derrotas) e chegou a perder cinco jogos consecutivos.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.