Diretor da CBF explica ausĂȘncia de Luiz Henrique em jogos do Brasil nas EliminatĂłrias Ădolo do Glorioso nĂŁo foi convocado para os jogos da Data Fifa; gestor avaliou o atual momento do futebol russo

Considerado um Ădolo na histĂłria recente do Botafogo, Luiz Henrique nĂŁo foi convocado para representar o Brasil sob o comando do tĂ©cnico Carlo Ancelotti. O diretor da CBF, Rodrigo Caetano, revelou os motivos que afastaram o jogador do Zenit, da RĂșssia, da seleção.
De acordo como gestor, a ausĂȘncia do craque estĂĄ relacionada ao calendĂĄrio do futebol russo. Em resumo, Luiz Henrique estaria disputando menos jogos no perĂodo desta Data Fifa.
“Eu vou te responder o que dĂĄ pra responder, porque eu nĂŁo posso entrar numa questĂŁo comercial, negocial, entre os clubes e o prĂłprio desejo do jogador. Por exemplo, o Luiz Henrique permaneceu na nossa lista larga e, por Ăłbvio, foi muito bem conosco. Ă uma disputa da posição e do momento. O que muitas das vezes atrapalha Ă© justamente porque atleta joga menos. Em determinados perĂodos. Se vocĂȘ for ver, dentre a saĂda do Luiz Henrique, depois da Libertadores e Mundial, atĂ© a primeira partida, quando nĂłs convocamos em março, Luiz Henrique me parece que tinha jogado trĂȘs, quatro jogos, dentre os quais dois amistosos. Aquele perĂodo de inatividade ali traz prejuĂzo na determinada data-Fifa. E pode chamado na data-Fifa outro atleta, que porventura venha a ocupar o espaço, Ă© uma disputa”, revelou.
Luiz Henrique nĂŁo disputou torneios internacionais
Um dos questionamentos estĂĄ relacionado aos conflitos armados entre RĂșssia e UcrĂąnia. Em meio a guerra, o paĂs acabou banido de competiçÔes internacionais. Atualmente, equipes russas sĂł podem atuar em torneios locais.
Logo, Rodrigo Caetano descartou os rumores de uma possĂvel sanção relacionada a motivos geopolĂticos. Para o diretor da CBF, a liga russa estaria no mesmo nĂvel do campeonato da ArĂĄbia Saudita.
“Agora, o fato de (times russos) nĂŁo jogarem torneios internacionais, nĂŁo Ă© que a gente nĂŁo observe. Ă a mesma comparação que eu jĂĄ ouvi. âNĂŁo, mas nĂŁo dĂŁo a real importĂąncia para a liga ĂĄrabeâ. Claro que vemos vĂĄrios jogos. O Bento estĂĄ aqui, por exemplo. Agora, para cada uma das posiçÔes, especificamente, tem uma determinada exigĂȘncia. Tem uma exigĂȘncia no meio-de-campo, uma exigĂȘncia fĂsica, de intensidade, Ă s vezes diferente de outra posição. E aĂ vocĂȘ vai para uma liga que naquela posição especĂfica vocĂȘ nĂŁo Ă© provado. Mas tem jogadores que sempre estiveram, mesmo em ligas que nĂŁo sĂŁo as principais. VocĂȘ olha quantos jogos, em um perĂodo de trĂȘs, quatro meses, de uma convocação para outra, versus aqueles que estĂŁo jogando Champions ou aqueles que estĂŁo jogando Liga Europa. Ă a competição natural”, concluiu.
Siga a AgĂȘncia RTI Esporte tambĂ©m no Instagram, Facebook, Twitter e Threads