Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Diretor de competições da FERJ, destaca modelo de disputa do Cariocão

Durante o ano de 2024 o Campeonato Carioca mais uma vez será disputado em esquema de turno único, a chamada Taça Guanabara, aonde os quatro primeiros colocados vão avançar à semifinal do torneio estadual. A fórmula já foi utilizada em edições anteriores e Marcelo Vianna, diretor de competições da FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), explicou a utilização do modelo.

Em entrevista exclusiva ao canal “RTI Esporte”, no YouTube, Marcelo Vianna admitiu que pessoalmente preferia a disputa privilegiando a Taça Guanabara e Taça Rio, mas muitas vezes não é possível apostar nesta possibilidade por conta dos parceiros comerciais, dos detentores de transmissão e, principalmente, do apertado calendário de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.

Publicidade

“O que esse campeonato apresenta é uma melhoria de espectadores. Claro que isso também é por conta do crescimento dos clubes cariocas nos últimos anos. Não significa apenas que estamos acertando, mas tem outros fatores que influenciam isso. Essa fórmula foi muito debatida. Se quer saber da minha opinião, eu gostava do modelo com a Taça Guanabara e a Taça Rio. Por incrível que pareça, os clubes querem sempre deixar um caminho para que cheguem à final. As vezes não vão tão bem inicialmente, mas podem alcançar o título depois”, disse Marcelo Vianna, que completou.

“Uma outra questão que aquele modelo trazia é que as vezes perdíamos duas datas. Se o campeão da Taça Guanabara fosse o mesmo da Taça Rio, como já aconteceu, nós não tínhamos uma final. Não entregávamos a parceiros comerciais o número de datas que prometemos e isso gerava grande desconforto com os principais apoiadores da competição. A fórmula mais simples acaba prevalecendo nos estaduais”, afirmou o diretor de competições da FERJ.

Marcelo Vianna explica manutenção do sistema de disputa

Este será o segundo ano em que o Campeonato Carioca vai garantir vaga na Copa do Brasil. Desta forma, os quatro primeiros colocados estarão automaticamente classificados, além do Campeonato da Taça Rio, que fica ainda com a outra vaga no torneio nacional. Para Marcelo Vianna, esse modelo acabou dando mais importância ao Campeonato Carioca.

“As vagas na Copa do Brasil serão para os quatro primeiros colocados do nosso estadual, além do campeão da Taça Rio. Nós temos então cinco vagas através do nosso estadual. A outra vaga que temos direito vai ser destinada a Copa Rio, que é uma competição realizada a clubes do Rio de Janeiro de todas as divisões, menos os que estão na Série A ou na Série B. Esse modelo favoreceu sim o campeonato estadual. Quanto mais valorizar a competição, com certeza os clubes terão mais vontade de jogar. Isso também é importante para que possamos trabalhar para ter mais recursos”, finalizou Marcelo Vianna.

ASSISTA A ENTREVISTA DE MARCELO VIANNA NO RTI ESPORTE!

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.