Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Do Athletico ao Flamengo: relembre as estreias de Alex Sandro na carreira

Alex Sandro ainda não foi apresentado oficialmente pelo Flamengo, mas falou como novo reforço do clube na chegada ao Rio de Janeiro. O Rubro-Negro confirmou que a cerimônia com a entrega da camisa e, posteriormente, a entrevista coletiva, acontecem nesta quinta-feira (05), no CT Geroge Helal. O lateral-esquerdo está de volta ao Brasil depois de 13 anos.

Antes de deixar o Brasil rumo ao Porto (POR), onde iniciou sua trajetória no futebol europeu, Alex Sandro atuou pelo Athletico-PR e pelo Santos. A Agência RTI Esporte fez um levantamento das estreias do experiente jogador com as camisas do Furacão, do Peixe, do clube português e da Juventus (ITA).

Publicidade
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Athletico-PR | 2008 – 2010

Promovido ao time principal do Athletico-PR pelo técnico Roberto Fernandes, Alex Sandro não foi aproveitado pelo comandante durante seu período a frente da equipe. Com a chegada de Geninho, o cenário mudou. O lateral-esquerdo estreou na derrota para o Internacional por 2 a 1, no Estádio Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro de 2008.

Alex Sandro entrou no decorrer do segundo tempo na vaga de Netinho. À época com apenas 17 anos, o jovem lateral-esquerdo teve atuação discreta e levou um cartão amarelo na partida.

Santos | 2010 – 2011

Contratado pelo Santos, por empréstimo, em março de 2010, Alex Sandro demorou para estrear pelo Peixe. Em maio entrou em campo pela primeira vez com a camisa do Alvinegro Praiano, no empate em 3 a 3 contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Já no fim do ano, fez o primeiro gol com a camisa do novo clube.

Na ocasião, o Santos goleou o Cruzeiro por 4 a 1, também pela competição nacional e Alex Sandro foi autor de um dos gols. Multicampeão no futebol europeu, foi no Peixe que o lateral-esquerdo conquistou seus primeiros e principais títulos no futebol brasileiro: a Copa do Brasil, em 2010, e a Copa Libertadores da América, em 2011.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.
Porto | 2011 – 2015

As grandes atuações com a camisa do Santos despertaram o interesse do Porto na contratação do lateral-esquerdo. Alex Sandro desembarcou em Portugal em julho de 2011, onde deu início a sua trajetória no futebol europeu. A estreia aconteceu no dia 15 de outubro de 2010 diante do Pêro Pinheiro, em jogo válido pela terceira fase da Copa de Portugal. Ele atuou durante todo o jogo, mas não marcou gols, nem deu assistências, na goleada por 8 a 0.

O primeiro gol veio em março de 2012 contra o Nacional da Ilha da Madeira. O Porto venceu o confronto, fora de casa, por 2 a 0. Pelo time português conquistou três títulos: o bicampeonato nacional e o troféu da Supertaça de Portugal. Até hoje, Alex Sandro é um dos brasileiros com mais partidas pelo clube. No total são 137 jogos com três gols marcados e 13 assistências.

Juventus | 2015 – 2024

Ídolo e capitão de um dos maiores clubes da Itália e da Europa. Foi com esse status que Alex Sandro deixou a Juventus ao fim da temporada 2023/2024. Além disso, ao longo dos nove anos atuando na Vecchia Signora, o lateral-esquerdo se tornou o brasileiro que mais vestiu a camisa do clube. Ele atuou em 327 partidas, marcou 13 gols e deu 32 assistências.

A estreia aconteceu no dia 12 de setembro de 2015, no empate em 1 a 1 contra o Verona, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Italiano. Ao todo, Alex Sandro conquistou 12 títulos com a Juventus. Ele foi pentacampeão Italiano e da Copa Itália, além da conquista do bicampeonato da Supertaça da Itália.

Publicidade
plugins premium WordPress
Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.