Do chão ao topo: Atleta do Bahia vence o câncer, perde a perna e reencontra o futebol Jeremias Ferreira é símbolo de resiliência ao voltar aos gramados como atleta amputado do Tricolor Baiano

Superação, fé e bola no pé. É assim que Jeremias Ferreira, jovem de 17 anos natural de Porto Seguro, escreve o novo capítulo de sua trajetória no esporte. Após ter o sonho interrompido por um câncer agressivo no joelho, o atleta se reinventa e já veste a camisola do Bahia nas competições oficiais de futebol de amputados.
Desta forma, a mudança de rota começou no fim de 2023. Durante um jogo, dores no joelho — inicialmente vistas como parte da rotina de um atleta — revelaram algo mais sério. O diagnóstico veio como um golpe: osteosarcoma sinovial. A luta contra o câncer exigiu tratamento intenso e, por fim, a amputação da perna.
Além disso, mesmo diante da maior adversidade de sua vida, Jeremias Ferreira não desistiu. Pelo contrário. Encontrou no futebol adaptado uma nova forma de seguir jogando e representando aquilo que acredita:. “2024 foi um ano muito difícil pra mim. Mas só tenho que agradecer”, escreveu o jovem nas redes sociais.
Agora, em 2025, o centroavante celebra o recomeço. Jeremias vai vestir a camisa do Tricolor do Aço ao lado do também baiano Gabriel Silva, que perdeu a perna num acidente de moto em 2018. Juntos, eles vão disputar o Baiano, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa Nordeste e até a Libertadores de futebol de amputados.
Amigo Gabriel Silva prometeu que ia dar certo
“Lembra daquela conversa de dois anos atrás? Eu te disse que ia dar certo e, agora, aqui estamos”, postou Gabriel ao lado do amigo. A dupla representa não apenas a força da superação, mas também a potência do esporte como ferramenta de transformação social.
A dupla e, claro, todos os que seguem com amor ao esporte-rei das mais diversas formas de competição. Por fim, Jeremias Ferreira, ex-jogador da base do Fortaleza, segue com os pés — ou melhor, com a alma — dentro do campo. E avisa: “2025, tô de volta”.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal