Do Coritiba à Seleção Brasileira: relembre a carreira do atacante Igor Jesus

Antes de mais nada, o atacante Igor Jesus, do Botafogo, foi a grande novidade na lista do técnico Dorival Júnior para os dois próximos jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da América do Sul para a Copa de 2026. O jogador, inclusive, será titular diante do Chile, em Santiago.
Em pouco tempo e com 19 jogos disputados pelo Botafogo, Igor Jesus já chamou a atenção de Dorival Júnior e atingiu o objetivo de defender a Seleção Brasileira. Após iniciar a carreira no Coritiba, o atacante de 23 anos atinge o seu auge no retorno ao futebol brasileiro.
A Agência RTI Esporte relembra como foi construída a carreira do jogador do Botafogo até chegar à Seleção Brasileira. Apesar de ter nascido em Cuiabá, no Mato Grosso, o atacante iniciou sua tragetória no futebol nas categorias de base do Coritiba.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Com apenas 14 anos, Igor Jesus chegou ao clube paranaense, aonde fez toda a sua formação até chegar ao time profissional. Em 2019, quando tinha 18 anos, o jogador passou a ser o principal destaque ofensivo nas categorias de base do Coritiba.
Pelo elenco sub-20, foram nove jogos e cinco gols marcados. Naquele mesmo ano, o jovem atleta foi lançado no time profissional pelo então técnico Argel Fuchs. Em sua segunda partida como profissional, Igor Jesus foi titular em um clássico com o Athletico, disputado na Arena.
Decisivo, o atacante fez o seu primeiro gol profissional e contribuiu ativamente para a vitória por 2 a 1. A partir de então, passou a ser figura mais frequente no elenco profissional e participou da campanha que recolocou o Coritiba na elite do futebol brasileiro.
No ano seguinte, Igor Jesus começou a temporada como titular, mas acabou fazendo apenas dois gols em 14 jogos no Campeonato Paranaense. Com a temporada brasileira interrompida pela pandemia de Covid-19, o atacante não conseguiu uma boa sequência e acabou negociado com o Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos.
Longe do Brasil, o atacante se desenvolveu e passou a se destacar com frequência. Logo no primeiro ano, Igor Jesus foi eleito o melhor jovem de toda a Liga dos Emirados Árabes. Foram 21 gols e 11 assistêrncias em 40 jogos disputados.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
A temporada que veio na sequência acabou não sendo positiva, uma vez que o atacante brasileiro sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo e ficou praticamente um ano sem jogar, retornando apenas em setembro de 2022. Em sua última temporada no Al Ahli, Igor Jesus disputou 25 jogos, marcou 14 gols e deu quatro assistências.
No futebol dos Emirados Árabes Unidos, o atacante conquistou também os seus únicos títulos até então no futebol. Igor foi bicampeão da Supercopa, além de vencer também a Copa do Presidente, o Campeonato Emiradense e também a Copa da Liga dos Emirados Árabes.
Igor Jesus assinou pré-contrato com o Botafogo no começo de 2024, mas só passou a atuar pelo clube em julho deste ano. A estreia foi diante do Palmeiras, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Desde então, o jogador se consolidou como titular do Botafogo e marcou sete gols em 19 jogos.