Do Palmeiras ao Benfica: Richard Ríos deixa números expressivos no Brasil

Antes de mais nada, Richard Ríos será jogador do Benfica. O clube português acertou a contratação do colombiano por 28 milhões de euros (R$ 162,4 milhões, à cotação atual). A negociação foi concluída após temporadas consistentes do volante com a […]

Do Palmeiras ao Benfica: Richard Ríos deixa números expressivos no Brasil

Antes de mais nada, Richard Ríos será jogador do Benfica. O clube português acertou a contratação do colombiano por 28 milhões de euros (R$ 162,4 milhões, à cotação atual). A negociação foi concluída após temporadas consistentes do volante com a camisa do Palmeiras, entre 2023 e 2025.

Durante o período em que esteve no Palmeiras, Richard Ríos disputou 138 jogos, sendo titular em 93 deles. Além disso, marcou 11 gols e contribuiu com 10 assistências. Contudo, os números não param por aí. Com uma taxa de acerto de passe de 84% e 64% nos passes longos, o colombiano mostrou precisão na construção das jogadas.

Foram 184 finalizações, das quais 50 foram na direção do gol, o que comprova sua presença ofensiva. Por outro lado, também se destacou no setor defensivo: ganhou 710 duelos, recuperou 579 bolas e efetuou 248 desarmes. Nos dribles, acertou 146 tentativas, com uma taxa de sucesso de 61%. Sua nota média no Sofascore foi de 6.90.

Aliás, Richard Ríos também brilhou no Mundial de Clubes. Embora o Palmeiras não tenha conquistado o título, ele deu duas assistências e apresentou grande qualidade em um dos palcos mais exigentes do futebol mundial. Esse desempenho, inclusive, foi determinante para chamar a atenção de clubes europeus.

Outro fator relevante é que, desde que chegou ao Verdão, passou a ser convocado com regularidade para a seleção colombiana. Até agora, soma 23 partidas com a camisa da Colômbia e marcou dois gols. Não menos importante, conquistou cinco títulos no Brasil, consolidando-se como peça-chave no meio-campo alviverde.

Richard Ríos teve início difícil no Flamengo

Vale lembrar, que Richard Ríos chegou ao Brasil em 2019 para jogar na equipe Sub-20 do Flamengo após ter praticado futsal. Com a camisa rubro-negra, apesar de alguns bons momentos no time Sub-23, nunca se conseguiu afirmar na equipe profissional tendo apenas disputado sete partidas entre 2020 e 2021.

Nesse ano, o volante foi emprestado aos mexicanos do Mazatlán, do México, mas também não teve sucesso. Posteriormente, no Guarani, já em 2022, Richard Ríos melhorou e “seduziu” o Palmeiras que acabou por o contratar. Dessa forma, Richard Ríos chega à Europa em alta, pronto para ser mais uma referência em Portugal.

*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal

Compartilhe nas Redes!
Rolar para cima