Do que o Botafogo precisa para se classificar na Libertadores 2025? Entenda situação Glorioso depende de suas próprias forças para ficar com a vaga

No sufoco, o Botafogo conseguiu uma importante vitória sobre o Carabobo, na última terça-feira, 06, pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Assim, o Glorioso soma agora seis pontos e está na terceira colocação do grupo A. A boa notícia é que o time do técnico Renato Paiva depende apenas de suas forças.
Desse modo, a Agência RTI Esporte explica quais são os principais cenários do Botafogo na Libertadores e o que o Glorioso precisa fazer para atingir a classificação às oitavas. Aliás, apenas os dois primeiros avançam à próxima fase. O terceiro colocado vai para a Copa Sul-Americana, aonde disputa uma fase preliminar para chegar às oitavas do torneio continental.
Prováveis cenários para classificação
Antes de mais nada é importante lembrar que o Botafogo ainda tem, em suas próprias forças, a possibilidade de avançar. Neste sentido, se o Glorioso vencer as duas partidas restantes, vai chegar aos 12 pontos e carimbar a sua classificação às oitavas. O time de Renato Paiva, na pior das hipóteses, ficaria com o segundo lugar do grupo.
Se tropeçar em alguma partida, o Botafogo ficará em uma situação muito mais complicada, podendo somar, no máximo, dez pontos. Se um provável empate acontecer já na próxima rodada, contra o Estudiantes, o Botafogo teria que torcer para que o Carabobo vença a Universidad de Chile, em Santiago.
Do mesmo modo, se vencer o Estudiantes, mas empatar com a Universidad de Chile, seria importante para o Botafogo também contar com o Carabobo, mas desta vez vencer o Estudiantes em jogo que será disputado na Argentina. Assim, é importante destacar que o time do Carabobo pode ser um importante aliado se o Botafogo não conseguir vencer suas partidas.
Derrota poderá ser determinante para eliminação
Em caso de derrota para o Estudiantes, já na próxima rodada, o Botafogo poderá ficar sem chances de classificação. Isso acontece se a Universidad de Chile, que joga em casa, vença o Carabobo. Essa combinação de resultado seria fatal ao Glorioso.
Se acontecer ao contrário, ou seja, o Botafogo vencer o Estudiantes, mas perder para a Universidad de Chile, ainda teria uma chance remota de vaga. Para isso, a vitória sobre o Estudiantes teria que ser por goleada e, do mesmo modo, os argentinos teriam que perder para o Carabobo na rodada final.
Próxima partidas na Libertadores
A próxima partida do Botafogo na Copa Libertadores será no dia 14 de maio, quando o Glorioso vai enfrentar o Estudiantes, no Nilton Santos. Na última rodada, o Glorioso joga novamente em casa, desta vez contra a Universidad de Chile, no dia 27 de maio.