Domínio brasileiro: Marquinhos é o maior vencedor da Liga Francesa Zagueiro superou Marco Verratti e agora lidera o ranking de títulos da Ligue 1, segundo a IFFHS

Antes de mais nada, é impossível falar da hegemonia do Paris Saint-Germain sem mencionar Marquinhos. O zagueiro brasileiro fez história ao se tornar o primeiro jogador a conquistar 10 títulos da Ligue 1. Com este número, o jogador superou o recorde anterior do italiano Marco Verratti, que ficou com nove conquistas.
Assim, com mais um troféu nacional ao serviço do Paris Saint-Germain, Marquinhos isola-se no topo do ranking da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) dos maiores campeões da Liga Francesa. Desde que chegou ao clube parisiense em 2013, vindo da Roma, o defensor canarinho é peça-chave no clube.
Ao todo, 32 troféus conquistados pelo PSG. Para efeitos de contagem, a IFFHS considera apenas os títulos em que o jogador participou de pelo menos uma partida durante a temporada do título. Por isso mesmo, Presnel Kimpembe, por exemplo, aparece com oito conquistas, sem contabilizar a época 2023/2024, na qual não atuou nenhuma vez.
Marquinhos se junta a lendas do futebol
Além disso, o Brasil voltou a mostrar força no ranking dos maiores campeões franceses. Além de Marquinhos, Juninho Pernambucano e Thiago Silva também aparecem na lista, com sete títulos cada um — ambos fundamentais na dinastia do Lyon e do PSG, respetivamente.
Ao todo, três brasileiros figuram entre os dez maiores campeões da Ligue 1. Essa é uma demonstração da forma como o talento brasileiro tem marcado presença de forma indelével no futebol europeu. Por fim, o zagueiro formado no Corinthians, que é também o atual capitão do PSG e já vestiu a Amarelinha em 97 partidas.
Ele, aliás, ainda pode aumentar essa marca histórica nos próximos anos. Com prestígio intacto dentro do clube, tudo indica que o defensor ainda possa erguer mais troféus. E o próximo é já a Liga dos Campeões em que o PSG defronta a Internazionale.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal