E o Flamengo, vai ser rebaixado no Cariocão 2026? Veja o que pode acontecer

Derrota no Fla-Flu deixa Rubro-Negro ameaçado e cenário pode levar ao quadrangular do rebaixamento ainda antes da última rodada.
E o Flamengo, vai ser rebaixado no Cariocão 2026? Veja o que pode acontecer
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Antes de tudo, o Flamengo complicou a própria situação ao perder para o Fluminense por 2 a 1, no último domingo (25). Com apenas uma vitória na Taça Guanabara, o atual campeão carioca soma quatro pontos e ocupa a quinta colocação. O Nova Iguaçu, que ainda completa a rodada, também tem quatro, mas leva vantagem nos critérios de desempate.

Atualmente, o Rubro-Negro aparece entre os quatro últimos do grupo e corre risco real de disputar o quadrangular do rebaixamento. Caso não consiga superar os concorrentes diretos, pode acabar lutando para não cair à Série A2, algo inédito em sua história. Nunca houve rebaixamento do Flamengo no Campeonato Carioca.

Mesmo pressionado, o técnico Filipe Luís mantém o discurso de confiança. “É uma possibilidade, temos que ganhar o próximo jogo. Dependemos de resultados, mas só depois do fim da fase de grupos dá para avaliar. Agora, penso apenas no próximo compromisso”, afirmou o treinador.

Publicidade

Filipe Luís também destacou que a derrota no clássico serve de aprendizado para a sequência da temporada. O Flamengo estreia no Brasileirão fora de casa, contra o São Paulo, no Morumbis, nesta quarta-feira (28), e no domingo (1º) disputa a Supercopa Rei diante do Corinthians, no Mané Garrincha.

O que o Flamengo precisa para se classificar?

Pelo Carioca, resta apenas um jogo, contra o Sampaio Corrêa, no Maracanã, no sábado, 7 de fevereiro. O duelo com a Portuguesa, pela quinta rodada, já foi antecipado e terminou em empate por 1 a 1, no dia 11, com a equipe sub-20.

Antes mesmo dessa última partida, o Flamengo pode perder a chance de avançar se três situações acontecerem juntas: o Madureira vencer a Portuguesa, em casa, ou o Vasco, em São Januário; o Boavista derrotar o Sampaio Corrêa fora; e o Nova Iguaçu somar pelo menos cinco pontos, com duas vitórias ou uma vitória e um empate, contra Volta Redonda e Bangu.

Em suma, se esse cenário se confirmar, o Flamengo perde qualquer chance matemática de classificação e será obrigado a disputar o quadrangular do rebaixamento, em que um clube cai para a segunda divisão do Carioca. É um quadro duro, mas real, às vésperas de uma sequência decisiva para Filipe Luís e seus comandados.

Compartilhe nas Redes!

Sobre o Autor