Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF pela Justiça Administração do gestor foi questionada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; Fernando Sarney assume função de interventor na entidade

O Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, foi afastado do cargo nesta quinta-feira (15). A ação teve o seu início com o desembargador Gabriel de Oliveira Zérfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-R).
De acordo com o magistrado, Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da entidade, assume a função de interventor, isto é, com a missão de convocar uma nova eleição.
“DECLARO NULO O ACORDO FIRMADO ENTRE AS PARTES, HOMOLOGADO OUTRORA PELA CORTE SUPERIOR, em razão da incapacidade mental e de possível falsificação da assinatura de um dos signatários, ANTÔNIO CARLOS NUNES DE LIMA, conhecido por CORONEL NUNES”, escreveu o magistrado.
Antes de tudo, ,Fernando Sarney é oposição a Ednaldo Rodrigues na entidade. Ele não integrou a chapa favorável à reeleição do então ex-presidente. A saber, o mandato de Sarney é válido até 2026.
Ednaldo fora da CBF?
A administração Ednaldo Rodrigues já era questionada dentro da Confederação Brasileira de Futebol. Na última semana, foram feitos dois pedidos ao STF solicitando a saída do gestor do quadro.
Fernando Sarney e a deputada Daniela do Waguinho (União Brasil) criticaram uma assinatura falsificada de Coronel Nunes no início deste ano. Em resumo, do ex-presidente da entidade.
Cinco dirigentes assinaram o documento, o que colocou em dúvida o processo eleitoral da CBF. Com maior número de votos, Ednaldo Rodrigues assumiu a presidência em meio aos questionamentos.
O ministro do STF, Gilmar Medes, negou o afastamento do gestor no dia 7 deste mês. Em contrapartida, o magistrado encaminhou o caso ao TJ-RJ para “apuração imediata e urgente… dos fatos narrados nas petições”.
Por fim, o desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro solicitou esclarecimentos ao Coronel Nunes. O advogado do ex-presidentes da CBF afirmou que ele não participou das reuniões por questões de saúde, ou seja, esse fator contribuiu no afastamento de Ednaldo.