Efeito Neymar: Tata Martino, ex-técnico de Barcelona e Inter Miami, é o novo alvo do Santos Peixe vê negociação como complexa, mas acredita ser possível contratar o técnico argentino

Antes de mais nada, Tata Martino é o novo alvo do Santos para o lugar do demitido Pedro Caixinha. O presidente Marcelo Teixeira lidera as conversas com o técnico argentino, que comandou Neymar no Barcelona, da Espanha, atualmente sem clube.
A Agência RTI Esporte apurou que treinador é visto como a melhor opção para o Santos após Dorival Júnior e Tite recusarem o convite para comandar o time alvinegro. Ambos, porém, têm interesse em investir numa carreira internacional.
Apesar do desejo, o clube reconhece que contratar Tata Martino não será uma missão fácil. Marcelo Teixeira, porém, tenta convencê-lo a trabalhar no Brasil pela primeira vez. O argentino está livre no mercado da bola depois de deixar o Inter Miami, dos Estados Unidos.
Na passagem pela Major League Soccer (MLS), Tata Martino comandou Lionel Messi e Luís Suárez. De junho de 2023 a novembro de 2024, foram 67 partidas, 35 vitórias, 16 empates, 16 derrotas e 52,24% de aproveitamento. Nesse meio tempo, conquistou a Leagues Cup de 2023.
Ainda segundo apurou a reportagem, essa não é a primeira vez que Tata Martino tem seu nome ligado a um clube do futebol brasileiro. No começo desta temporada, por exemplo, ele recebeu proposta real para comandar o Botafogo.
No entanto, recusou o convite feito por John Textor, dono da SAF Botafogo, para assumir o lugar de Artur Jorge que havia acertado com o Al-Rayyan, do Catar. Na época, o argentino não demonstrou interesse no projeto esportivo alvinegro para a temporada de 2025.
O que impediu o acerto de Tata Martino com o Botafogo?
O que acabou travando a possível chegada de Tata Martino ao Botafogo foi um pedido do treinador para assumir a equipe apenas três meses depois, ou seja, após o fim do Campeonato Carioca. Neste período, um de seus auxiliares comandaria o time alvinegro.
Por outro lado, o treinador faria um período de observação do futebol brasileiro para colher informações dos adversários do clube ao longo da temporada. Gerardo Martino comandou ficou por dois anos à Argentina, de 2014 a 2016.
Porém, acabou sendo demitido devido aos maus resultados nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Além disso, treinou a seleção do México de 2019 a 2023 e, do Paraguai de 2007 a 2011. Também trabalhou no Atlanta United, dos Estado Unidos, Barcelona, da Espanha, Newell’s Old Boys, da Argentina e, Cerro Porteño, do Paraguai.
No clube catalão, aliás, montou o ataque com Lionel Messi, Luís Suárez e Neymar. O trio, que ficou mundialmente conhecido como MSN, conquistou apenas um título com a camisa do clube catalão: a Supercopa da Espanha na temporada 2013/2014.