Eleições no Flamengo: o que os candidatos a presidente pensam sobre Filipe Luís

As eleições no Flamengo se aproximam e os candidatos à presidência do clube já iniciaram as respectivas campanhas. Dentre os diversos temas de interesse do torcedor rubro-negro, aqueles que envolvem o departamento de futebol são os que mais chamam a atenção. De olho nisso, a Agência RTI Esporte elencou três temas: a permanência do técnico Filipe Luís, a renovação com Gabigol e a construção do novo estádio.
Rodrigo Dunshee de Abranches, Luiz Eduardo Baptista e Maurício Gomes de Mattos tratam o assunto da sequência do trabalho de Filipe Luís, de formas diferentes. O candidato da situação e Mattos, defendem a manutenção do treinador e o respeito ao contrato. Por outro lado, BAP não descarta uma troca no comando, caso seja eleito.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Rodrigo Dunshee relembra a trajetória – ainda que curta – de Filipe Luís dentro Flamengo como treinador. O candidato, que promete dar sequência à gestão de Rodolgo Landim, ressalta o perfil estudioso e a capacidade lidar com a pressão do clube como características principais do ex-lateral-esquerdo.
“O Filipe Luís foi treinado para estar onde ele está hoje. Começou no Sub-17, depois foi para o Sub-20, onde foi campeão do mundo. Ele é um cara estudioso e tem se mostrado uma pessoa capaz de lidar com a pressão do cargo. Nas coletivas demonstra ser uma pessoa qualificada. Domina o ambiente, responde todo mundo com destreza e educação. Estamos totalmente alinhados com o Filipe Luís, ele vai continuar com a gente. É muito importante ter uma pessoa que tem o DNA do que a gente buscava”, declarou Dunshee.
Maurício Gomes de Mattos também lembrou de Filipe Luís como um treinador estudioso. Contudo, ao defender a permanência do ex-jogador, o candidato argumentou que contratos em vigor devem ser respeitados. Por outro lado, garantiu que seu futuro diretor de futebol vai analisar o trabalho constantemente, em busca do melhor para o Flamengo.
“Filipe Luís é um ídolo da Nação. Contrato é para ser respeitado. Fui a Florianópolis e sentei do lado dele por um acaso. Me deu bom dia e começou a estudar toda a formação. Passou o voo todo estudando. Quando saímos eu vi todo o profissionalismo dele, a dedicação. Isso precisa ser respeitado. Vamos respeitar o contrato, mas temos um diretor técnico administrativo para o futebol. Esse diretor que vai entender a melhor maneira para o Flamengo”, afirmou Maurício Gomes de Mattos.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Por fim, BAP não confirmou a manutenção de Filipe Luís a frente do time profissional do Flamengo, caso assuma a presidência. O candidato da oposição recordou das inúmeras demissões de treinadores, desde a saída de Jorge Jesus. Segundo ele, haverá uma mudança no estatuto do clube para evitar esse tipo de situação, responsável por “comprometer as projeções financeiras” do Rubro-Negro. No entanto, ele disse ter respeito ao atual treinador.
“O Flamengo tem errado constantemente com treinadores, já que o processo de escolha não é técnico, é opinativo, expõe o profissional. Esse tipo de atitude eu pretendo alterar no estatuto do clube, caso eleito, para que o presidente não possa usar o clube como se fosse dele. O problema é que o Flamengo elege um presidente, e o cidadão age como um rei, como se não houvesse amanhã. Vamos mudar isso. Respeito demais o Filipe Luís, torço para que dê muito certo, mas vamos ter uma conversa olhando para frente. Não vai passar por um revanchismo político, mas essa decisão, como tantas outras, comprometem de forma dramática as projeções financeiras do clube”, argumentou BAP.