Em jogo de tempo distintos, Cruzeiro sofre gol no fim, perde para o Racing e fica sem o título da Copa Sul-Americana

O Cruzeiro perdeu para o Racing por 3 a 1, neste sábado (23), na final da Copa Sul-Americana e ficou com o vice-campeonato do torneio continental. A equipe comandada por Fernando Diniz buscava o título inédito da competição, assim como o clube argentino. Martirena, Adrián Martínez e Roger Martínez marcaram para o time de Avellaneda; Kaio Jorge descontou para a Raposa.
O Racing é o primeiro classificado para a Recopa Sul-Americana 2025 e aguarda o vencedor do duelo entre Atlético-MG e Botafogo. Os clubes brasileiros disputam a final da Copa Libertadores da América, no próximo sábado (30), no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires (Argentina).
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
O Jogo
O Cruzeiro demorou a entrar na partida no primeiro tempo e, com isso, o Racing aproveitou as oportunidades para abrir vantagem na final da Copa Sul-Americana. Logo aos 2′, Martirena aproveitou sobra na entrada da pequena área para empurrar para as redes. No entanto, o VAR assinalou impedimento no início da jogada.
Contudo, aos 14′, a pressão do Racing surtiu efeito. Walace errou passe no campo de defesa, Quintero tocou para Martirena, que buscou o cruzamento. A bola saiu fechada e surpreendeu Cássio, que se esticou, mas não conseguiu evitar o gol. Cinco minutos depois, a equipe argentina ampliou: em contra-ataque pelo lado esquerdo, Salas foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para Villalba, de carrinho, fazer 2 a 0.
A pirmeira chegada com perigo do Cruzeiro só aconteceu aos 29′, em chute de Kaio Jorge que saiu pela linha de fundo. Já no fim da etapa inicial, após cobrança de escanteio, Villalba finalizou para defesa do goleiro Arias.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
O Cruzeiro voltou com outra postura no segundo tempo e controlou as ações da partida. E logo conseguiu diminuir a desvantagem: aos 7′, Matheus Henrique fez jogada individual pelo meio, tabelou com Matheus Pereira, e cruzou para Kaio Jorge cabecear para defesa de Arias. Mas na sobra, o camisa 19 mandou para o gol.
No minuto seguinte, quase o empate da Raposa. Matheus Pereira arriscou de fora, Arias não segurou, mas conseguiu, na sequência, se recuperar. O Racing voltou a assustar, aos 23′, em cruzamento de Rojas completado por Adrián Martinéz, em que Cássio fez a defesa. Na reta final, Kaique pegou de primeira cruzamento na área, mas chutou para fora.
Com o Cruzeiro pressionando e dando espaços na defesa, o Racing aproveitou a oportunidade para garantir o título. Aos 49′, Roger Martínez avançou livre pelo lado direito, invadiu a área e finalizou cruzado para fazer 3 a 1. Assim, a equipe argentina conquistou o título inédito da Copa Sul-Americana.