Entenda como Leonardo Araújo, ex-Milan e PSG, se tornou “guru” de BAP no Flamengo
Antes de mais nada, Luiz Eduardo Baptista continua o trabalho nos bastidores, antes da posse, em 1º de janeiro, como novo presidente do Flamengo. Dessa vez, o futebol entrou na mira do dirigente rubro-negro. Antes mesmo da eleição, BAP teve uma série de reuniões – entre conversas por videoconferência e um encontro presencial na Europa – com Leonardo Araújo, ex-diretor de futebol do Paris Saint-Germain e do Milan.
A Agência RTI Esporte apurou que na reunião presencial entre BAP e Leonardo, ocorrida meses antes da eleição, o dirigente rubro-negro formalizou o convite ao ex-jogador para assumir o departamento de futebol do Flamengo, caso fosse eleito presidente do clube. Na ocasião, o pedido foi recusado e o ex-lateral alegou questões pessoais para a decisão.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Segundo Leonardo, ele não teria condições de voltar ao Brasil, neste momento, uma vez que isso acarretaria em uma mudança drástica na rotina da família. Sua esposa Anna Bello é jornalista da emissora italiana RAI e tem uma carreira consolidada na Europa. Além disso, para justificar uma saída do Velho Continente, apenas uma proposta de cifras milionárias poderia justificar a mudança.
A reportagem apurou ainda que durante a conversa, Leonardo pontuou para BAP que, meses antes, recusou outras propostas de fora da Europa, também por motivos pessoais. A principal delas foi do Al-Nassr, da Arábia Saudita, onde esportivo o cargo de diretor de futebol. O contato da equipe do Oriente Médio veio por intermédio do atacante Cristiano Ronaldo. Na ocasião, o craque português indicou o brasileiro por conta de seu conhecimento sobre o mercado da bola e a boa relação com os principais empresários do mercado europeu. Além disso, a convivência com o catari e dono do PSG, Nasser Al-Khelaifi, foi outro ponto a favor do ex-jogador, já que ele tinha experiência com dirigentes de origem árabe.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Relação entre BAP e Leonardo Araújo
Luiz Eduardo Baptista e Leonardo Araújo se conheceram em 2018, quando BAP ainda fazia parte da primeira gestão de Rodolfo Landim. Desde então, o ex-vice-presidente de Relações Externas do Flamengo passou a defender a vinda do dirigente para assumir o departamento de futebol rubro-negro. Na época, porém, Leonardo tinha contrato com o Paris Saint-Germain.
O DNA rubro-negro e a identificação de Leonardo com o Flamengo faziam com que Rodolfo Landim sonhasse com a vinda do dirigente para o clubes. Um convite foi feito, mas acabou recusado pelo ex-jogador. No entanto, ele sempre fez questão de “deixar a porta aberta” para ajudar a instituição, independentemente de quem ocupasse a presidência. Dessa forma, BAP manteve e aprofundou a relação com Leonardo.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Apesar do último convite ter sido recusado, Luiz Eduardo Baptista buscou uma “consultoria” com Leonardo Araújo. Para isso, o presidente eleito do Flamengo buscou informações sobre a dinâmica – com os mínimos detalhes – dos departamentos de futebol dos principais clubes europeus. Com base nisso, BAP concluiu que o setor no Rubro-Negro está inchado e, por isso, vai promover uma reformulação geral em todas as áreas ligadas ao futebol.
Por fim, a possível chegada de José Boto é fruto das conversas entre Leonardo e BAP. Após recusar o convite do Flamengo, o ex-dirgente do Milan e do PSG, indicou o português para assumir o comando do departamento de futebol rubro-negro. Atualmente, Boto ocupa o cargo de diretor de futebol em um time da Croácia, mas seu contrato prevê a saída imediata e sem pagamento de multa, em caso de uma proposta para ser diretor esportivo em outro clube. Apesar da indicação, vale lembrar que Leonardo Araújo não atua como intermediário do negócio. Ele, apenas, aproximou e apresentou as partes envolvidas.