Entenda como Mano Menezes pode encaixar Carlos Vinícius, ex-Fulham, no time do Grêmio

Foi em junho, diante do Juventude e por 2 a 0, a última vitória do Grêmio pela Série A do Campeonato Brasileiro. Desde então, a equipe acumula fracassos na temporada e precisa urgentemente reencontrar o caminho dos triunfos. Para isso, […]

Entenda como Mano Menezes pode encaixar Carlos Vinícius, ex-Fulham, no time do Grêmio

Foi em junho, diante do Juventude e por 2 a 0, a última vitória do Grêmio pela Série A do Campeonato Brasileiro. Desde então, a equipe acumula fracassos na temporada e precisa urgentemente reencontrar o caminho dos triunfos.

Para isso, o cube precisa de estabilidade e alguém que faça gols tornaram-se indispensáveis. E é justamente com essa missão que Carlos Vinícius chega a Porto Alegre. Martin Braithwaite é o artilheiro gremista na temporada, com 13 gols e três assistências em 28 partidas naquela que é a terceira época mais concretizadora da sua carreira.

No entanto, o desempenho do dinamarquês não tem sido suficiente para melhorar a campanha do Tricolor Imortal, atualmente na 17ª colocação da Série A do Campeonato Brasileiro, com apenas quatro vitórias em 14 jogos disputados. Além de Martin Braithwaite, Mano Menezes conta com jovens pouco rodados

Assim, Carlos Vinícius surge como nova alternativa para o ataque tricolor — seja atuando ao lado do dinamarquês, em um sistema com dois centroavantes, ou até como referência, deslocando Martin Braithwaite para segundo atacante.

Os números recentes de Carlos Vinícius, no entanto, não impressionam. Desde 2021/2022, quando assinou com o PSV Eindhoven, o atacante — que começou no profissional pelo Caldense-MG — marcou apenas 17 gols, somando passagens por Fulham e Galatasaray. Em nenhuma dessas etapas conseguiu se firmar como titular absoluto.

Quais foram as melhores temporadas de Carlos Vinícius?

Carlos Vinícius, apesar do desempenho recente, sempre teve bons números na carreira atuando na Europa. No Real SC, de Portugal, marcou 20 gols; no Rio Ave, balançou as redes 14 vezes. A melhor fase veio com a camisa do Benfica: em 2019/2020, foram 24 gols e 10 assistências em 47 partidas.

Uma temporada de destaque que elevou sua cotação no mercado europeu. Vale lembrar, ainda, que ele conquistou três troféus na carreira até agora. Agora, aos 30 anos, ele terá pela primeira vez a chance de jogar o Brasileirão. Por fim, o desafio é claro: reencontrar a boa fase e ajudar o Grêmio a sair da zona de rebaixamento.

*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal

Compartilhe nas Redes!
Rolar para cima