Entenda como Nuno Espírito Santo pode encaixar Igor Jesus, ex-Botafogo, no time do Nottingham Forest Novo reforço do Nottingham Forest e terá pela frente a concorrência de Chris Wood e Awoniyi no ataque do time inglês

Antes de mais nada, Igor Jesus está prestes a iniciar a sua aventura no Nottingham Forest. O centroavante, que fez 17 gols em 59 partidas no Botafogo, encontrará uma realidade diferente da do Brasil e daquela que conheceu nos Emirados Árabes Unidos, quando jogou com a camisa do Al Ahli.
A Premier League é uma das ligas mais fortes do futebol mundial. Nela, os atacantes não têm, propriamente, grande espaço para se movimentarem e ferirem as defesas contrárias. Dessa forma, para ser titular, o jovem que vestiu a camisa da seleção brasileira em quatro jogos e marcou um gol terá a concorrência de Chris Wood e Taiwo Awoniyi.
Chris Wood é altamente respeitado no clube. É um jogador com muitos gols feitos. Nas duas últimas temporadas, por exemplo, o neozelandês marcou 35 gols em 75 jogos pelo Nottingham Forest. Foi o artilheiro do time e jogou sempre na Inglaterra, estando totalmente adaptado ao futebol praticado no país.
Já Taiwo Awoniyi passou, recentemente, por um momento complicado de saúde. Sofreu uma lesão abdominal grave num jogo da Premier League diante do Leicester City. O nigeriano esteve, inclusive, em coma induzido. Em campo, Taiwo fez menos gols que o titular Chris Wood: 19 em 84 encontros.
Ou seja, o espaço de Igor Jesus poderá ser ao lado de Chris Wood, num sistema com dois atacantes. Ou então, o brasileiro terá de trabalhar bastante para “roubar” o lugar ao veterano do time. Porém, há muitos jogos, e ele terá tempo para mostrar o que pode acrescentar ao time.
Os dois gols em quatro partidas no Mundial de Clubes e as exibições consistentes também terão dado sinais ao técnico português Nuno Espírito Santos de que poderá contar com Igor Jesus na luta pela titularidade da equipe na temporada 2025/2026.
Igor Jesus terá companhia de outros brasileiros no novo clube
Antes de tudo, Igor Jesus será, assim e por agora, o quinto jogador brasileiro do elenco do time. O goleiro Carlos Miguel, os zagueiros Morato e Murillo e o meia Danilo são os outros que vão integrar a equipe comandada pelo português Nuno Espírito Santo. Murillo fez a base no São Caetano, ECUS e União Barbarense.
Depois, assinou com o Corinthians, onde se estreou em 2023 na equipe profissional. É o único a já ter jogado pela seleção brasileira. Assim, Igor Jesus terá, pelos companheiros e também pelo treinador, a facilidade de comunicação por falarem português. Isso será, certamente, algo que facilitará sua adaptação à Inglaterra.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal