Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Entenda como Sergei Semak pode encaixar Gerson, ex-Flamengo, no time do Zenit Meia será uma das mais importantes peças na equipe russa na temporada 2025/2026

Antes de tudo, Gerson está de volta ao futebol europeu. Ainda mais, depois de marcar época no Flamengo, o meio-campista vai vestir a camisa do Zenit e iniciar um novo capítulo na Rússia. O clube de São Petersburgo, que na temporada passada ficou aquém das próprias ambições, pretende voltar a vencer tudo no país.

Desse modo, vê em Gerson uma peça capaz de ajudar nessa missão. O brasileiro, que conquistou todos os títulos possíveis em três anos no Flamengo, chega com moral. Mas ainda há a dúvida: onde ele pode encaixar na estrutura de jogo de Sergei Semak?

Publicidade

A pré-temporada servirá para ajustar ideias e avaliar possibilidades. Uma das alternativas mais prováveis é o uso de um meio-campo com três nomes: Wilmar Barrios, Wendel e Gerson. Neste cenário, o colombiano atua como primeiro volante, com Wendel e Gerson responsáveis pela transição, criação e intensidade.

Dois meias dinâmicos, com boa leitura de jogo e capacidade de pressionar sem a bola. Outra hipótese é o duplo-pivô. Nesse modelo, o ex-camisa 8 do Flamengo poderia formar uma dupla mais recuada com Wilmar Barrios ou com Wendel.

Assim, a presença dele em campo poderia abrir espaço para um meia mais ofensivo à frente — ou até dois atacantes, caso o técnico opte por um 4-4-2 com linhas mais móveis. Nesse sentido, seja qual for o plano, o certo é que o internacional canarinho chega para ser importante.

Publicidade

Na segunda passagem pelo Flamengo, disputou 144 partidas, marcou 12 gols e somou 24 assistências. Nesse meio tempo, venceu a Copa do Brasil (2024), a Supercopa do Brasil (2025) e o Campeonato Carioca (2025). No Zenit, por exmeplo, deve continuar a desempenhar esse papel.

Gerson terá companhia de brasileiros no Zenit

A adaptação de Gerson tende a ser tranquila no Zenit. Isso porque encontrará um elenco com forte presença brasileira. Além dele, estão no clube o zagueiro Nino, o lateral Douglas Santos, o meia Wendel e os atacantes Luiz Henrique, Gustavo Mantuan e Pedrinho.

Do grupo, Nino, Douglas Santos e Luiz Henrique já defenderam a Seleção Brasileira. Isso mostra a aposta do Zenit em jogadores do país nos últimos. Gerson, vale lembrar, já passou por Roma, Fiorentina e Olympique de Marseille. Agora, em São Petersburgo, terá mais uma oportunidade de mostrar sua versatilidade em campo.

*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal

plugins premium WordPress

AdBlock

Publicidade
8XBet
Publicidade
8XBet