Entre números e desempenho: Entenda importância de Jorge Carrascal em Flamengo x Racing

Colombiano comandou o Flamengo na vitória por 1 a 0 sobre o Racing na Copa Libertadores da América

Jorge Carrascal vive o melhor momento desde que chegou ao Flamengo. Na vitória por 1 a 0 sobre o Racing, no Maracanã na semifinal da Copa Libertadores da América, o colombiano foi o protagonista da noite.

Ele marcou o gol do triunfo, criou uma grande chance, deu quatro passes decisivos e venceu dez dos 16 duelos no chão, garantindo a nota 8.8 e o título simbólico de “Dono da Noite” no Sofascore, reputada página de estatísticas no futebol.

Com o gol, Jorge Carrascal chegou a seis tentos em 2025, sendo dois com a camisa do Mengão. Em 12 partidas disputadas, somando 511 minutos em campo, o ponta colombiano já soma seis participações diretas em gols com dois gols e quatro assistências.

Isso significa que o internacional dos “Cafetero” precisa, em média, de apenas 85 minutos para contribuir ofensivamente, um número expressivo para um jogador que ainda se adapta ao futebol brasileiro.

Além disso, o momento recente reforça a evolução do colombiano. Nas últimas três partidas, Jorge Carrascal marcou um gol e deu uma assistência, consolidando-se como uma das principais peças do setor ofensivo rubro-negro.

A verdade é que, com este desempenho, o jogador de 27 anos está a tornar-se numa boa dor de cabeça para o técnico Filipe Luís. Assim, o treinador do Rubro-Negro terá de começar a contar com o ponta como uma opção mais consistente para os titulares.

Mengão colocou ponto final no “carrasco dos brasileiros”

Ainda mais, o duelo contra o Racing teve peso simbólico. O clube argentino vinha de uma impressionante sequência de resultados contra equipes brasileiras. Foram oito jogos sem perder, incluindo vitórias sobre Fortaleza, Botafogo, Cruzeiro e Athletico-PR.

Mas no Maracanã, o “carrasco dos brasileiros” acabou sendo derrotado. E o responsável por virar o jogo, desta vez, foi outro e joga com a camisa 15 do Flamengo. Com intensidade, técnica e protagonismo, Jorge Carrascal parece cada vez mais confortável com o manto rubro-negro.

Por fim, o colombiano não só decidiu o jogo, como também liderou em atitude e entrega, mostrando que pode ser o diferencial que o Flamengo precisava neste momento da temporada. Nada está decidido no acesso para a final, mas o sonho ficou muito mais perto para o Mengão e bastará um empate na Argentina para estar no jogo de todas as decisões ser uma realidade.

*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal

Compartilhe nas Redes!
Rolar para cima