Foto: Pedro Souza. Atlético-MG
A anunciada saída do espanhol Félix Sánchez Bás depois da eliminação precoce na Copa América dos Estados Unidos abriu caminho para um novo trabalho dentro da seleção equatoriana.
A Agência RTI Esporte apurou que a ideia da Federação Equatoriana de Futebol (FEF) é que o novo projeto esportivo tenha à frente um treinador de peso no futebol internacional com o objetivo de obter vaga na Copa do Mundo de 2026.
Antes do começo da Copa América, dois nomes de impacto foram consultados informalmente por empresários com anuência da FEF: José Pékerman, ex-treinador da Argentina, Colômbia e Venezuela, e, Luiz Felipe Scolari, campeão mundial com a seleção brasileira em 2002.
Sonho antigo da seleção, José Pékerman não demonstrou muito interesse em aceitar o desafio de trabalhar no Equador. Aos 74 anos de idade, o argentino avalia ofertas de seleções asiáticas no mercado da bola.
Já Felipão foi consultado pela primeira vez no fim de 2023. Ele se mostrou interessado no projeto e, a depender da conversa, iniciar negociação oficial. No entanto, o treinador, que à época estava no Atlético-MG, avisou que só conversaria quando o cargo estivesse disponível.
Além disso, o veterano deixou claro que pretendia cumprir seu contrato com o Galo. Aceitaria, então, assumir o comando da equipe nacional em janeiro de 2025. Depois disso, as partes não voltaram a conversar. Apesar da negativa, o nome de Felipão nunca saiu da lista da FEF.
Ainda segundo apurou a reportagem, a FEF sabe que Luiz Felipe Scolari tem uma comissão técnica numerosa e cara. Apesar disso, a entidade estaria disposta a abrir os cofres para não correr o risco de ver a seleção equatoriana de fora do Mundial dos Estados Unidos.
Aos 75 anos, Luiz Felipe Scolari é um dos treinadores mais vencedores em atividade no futebol sul-americano. Foi campeão por Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro e Athlertico Paranaense. No exterior, levantou títulos na Inglaterra, Japão, China, Kuwait e Uzbequistão.
Tem uma Copa do Mundo no currículo. Além disso, venceu a Copa das Confederações, Recopa Sul-Americana, Copa Libertadores da América, Copa Mercosul, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, entre outros.
O treinador tem grande admiração dos dirigentes da Federação Equatoriana de Futebol. A entidade, antes de cogitar José Pékerman e Luiz Felipe Scolari, sondou a situação de Marcelo Gallardo. No entanto, o técnico acertou seu retorno para o River Plate, da Argentina.
Outros estrangeiros correm por fora na preferência FEF. Livre no mercado da bola, argentino Martín Demichelis é bem avaliado internamente. Guillermo Almada, do Pachuca, do México, também se encontra na lista. Luís Zubeldía, do São Paulo, foi procurado e recusou o convite.
Robert Shwartzman fez história neste domingo (18), conquistando a pole position para as 500 Milhas…
Antes de mais nada, Flamengo e Botafogo fizeram um jogo intenso neste domingo (18), no…
O Atlético-MG está preparado para enfrentar o Cruzeiro neste domingo (18). O clássico, que é…
O Cruzeiro está escalado para enfrentar o Atlético-MG, neste final domingo (18), pelo Brasileirão. Para…
Depois de derrotar o Nacional fora de casa por 2 a 0 e melhorar sua…
Antes de tudo, o técnico Cleber Xavier admitiu que a falta de vitórias aumenta a…