Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Ex-técnico de Ronaldo lembra dos primeiros anos do Fenômeno no São Cristóvão: “Sabíamos que era diferente”

Revelado pelo São Cristóvão, o atacante Ronaldo Fenômeno foi um dos melhores atacantes do país e conseguiu se consolidar no futebol europeu. Além disso, o jogador também conquistou duas edições da Copa do Mundo, tendo sido protagonista em 2002, quando marcou os dois gols na final contra a Alemanha.

Em entrevista exclusiva ao canal “RTI Esporte“, no YouTube, Alfredo Sampaio, que comandou Ronaldo no São Cristóvão, lembrou dos primeiros anos de carreira do ex-atacante. Sempre que se fala do início do Fenômeno no futebol, o nome do técnico é lembrado.

Publicidade

Foi pelas mãos do veterano que o atacante teve a sua primeira chance nas principais categorias do São Cristóvão. Alfredo Sampaio, no entanto, fez questão de lembrar que outro treinador teve papel fundamental no crescimento de Ronaldo Nazário.

“Todos atribuem a mim o Ronaldo no São Cristóvão. Eu sempre cito que tive uma participação importante na vida dele, mas também teve o Roberto, que foi o primeiro treinador dele. Eu gosto de ser justo. Talvez falem de mim por eu ser mais conhecido. O Roberto era o treinador do infantil. Na realidade, fizemos um jogo-treino e eu era o treinador do juvenil. O Ronaldo fez quatro ou cinco gols e chamei ele pro juvenil. Quando eu subi de categoria, fui levando ele comigo. Ele deu uma entrevista dizendo que eu dei oportunidade para ele”, disse Alfredo Sampaio.

Técnico relembra saída de Ronaldo para o Cruzeiro

A saída de Ronaldo no São Cristóvão não demorou e logo o atacante foi vestir a camisa do Cruzeiro, aonde se destacou antes de ser vendido ao futebol europeu. A negociação também teve participação de Alfredo Sampaio, que apresentou o jogador aos empresários que o acompanharam durante toda a sua vida profissional.

“Ele voltou da seleção de base muito valorizado em 1992. O São Cristóvão estava próximo de subir de divisão, mas não tinha recursos. Procurei os empresários Reinaldo Pitta e Alexandre Martins e disse que eles tinham que levar o Ronaldo. Estávamos precisando do dinheiro, eles compraram e o São Cristóvão subiu. Até eu poderia comprar o Ronaldo, eu tinha os recursos, mas não achei ético fazer isso já que eu era o treinador”, afirmou Alfredo Sampaio, que também destacou que Ronaldo já mostrava qualidade de um grande jogador mesmo antes de ser profissional.

“Não posso dizer que eu sabia que ele seria o melhor do mundo. Mas eu sabia que ele era diferente e com grande possibilidade de atuar em grandes clubes. O Ronaldo era muito rápido. Quando ele foi estrear pelo Cruzeiro, falei com o Júnior, que estava no Flamengo. O Cruzeiro ganhou o jogo e o Ronaldo foi muito bem. Sempre foi diferenciado e naquele período que passei com ele conseguimos construir uma grande amizade. É muito legal ter isso na minha história”, finalizou Alfredo Sampaio.

Ronaldo se consolidou como um dos grandes atacantes brasileiros da história e teve passagem por grandes clubes europeus como Real Madrid, Barcelona, Inter de Milão e Milan. Ronaldo se aposentou do futebol em 2011, atuando pelo Corinthians.

ASSISTA A ENTREVISTA DE ALFREDO SAMPAIO NO RTI ESPORTE!

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.