Ex-zagueiro do Flamengo sobre Jorge Jesus na Seleção: “Vive futebol 24 horas” Gelson Baresi foi comandado pelo técnico no Vitória de Setúbal

Antes de mais nada, Gelson Baresi, ex-jogador do Flamengo nos anos 90, trabalhou com Jorge Jesus no Vitória de Setúbal, de Portugal. Apesar do pouco tempo, o Mister potencializar o futebol do jogador e transformá-lo no melhor zagueiro do Campeonato Português na temporada 2000/2001.
Em entrevista exclusiva à Agência RTI Esporte, Gelson Baresi destacou a personalidade intensa do treinador português, a sua capacidade de adaptação ao futebol brasileiro e entende que Jorge Jesus não terá dificuldades em lidar com a pressão do cargo.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
“Não é um cara de bajular. Os técnicos brasileiros têm um lado paternalista em função da carência dos jogadores. Na Europa não tem isso. Lá, todos são profissionais, incluindo os jogadores. Depois que termina os treinos, cada um vai para a sua casa. É um lado mais frio mesmo”, disse antes de prosseguir:
“Jorge Jesus sempre gostou de jogadores brasileiros. Eu achei que ele poderia ter problemas para se adaptar à cultura do futebol brasileiro. Mas ele é muito inteligente e conseguiu entender como funcionam as coisas aqui e vai saber lidar com a pressão de comandar a Seleção Brasileira”, explica.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Nesse sentido, Gelson Baresi ressalta que o português, que se notabilizou no Flamengo, vive intensamente o futebol. Além disso, transmite muita emoção no seu contato com os jogadores. No entanto, admite que, por vezes, o técnico chega a passar do ponto.
“O Jorge Jesus é um treinador que vive o futebol 24 horas por dia e transmite muita emoção. Tem horas que ele até extrapola. Mas quando você passa a conhecê-lo, entende que ele faz isso para melhorar a equipe. O jogador precisa entender a maneira dele lidar com o grupo”, disse.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Por outro lado, uma das lições mais curiosas de Jorge Jesus foi sobre a técnica de “correr de costas”. Para o treinador, um jogador que domina esse movimento se torna um diferencial na equipe, pois consegue dar passes para trás e criar opções de jogada.
“Jogador que sabe correr de costas é o diferencial. O que é isso? É dar um ou dois passes para trás e dar opções de jogadas para os colegas de time. Os jogadores vão estar te vendo. Quando o atleta não sabia correr de costas, o Jorge Jesus mandava o cara dar uma volta correndo de costas pelas linhas do campo”, finaliza.
Gelson Baresi foi revelado nas categorias de base do Flamengo. Com a camisa rubro-negra, venceu o Campeonato Brasileiro de 1992. Além disso, teve passagem marcante pelo Cruzeiro vencendo a Copa Libertadores da América de 1997.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal