O empate por 2 a 2 com o São Paulo, na Vila Belmiro, ficou marcado por mais uma expulsão do equatoriano Gonzalo Plata. Durante o segundo tempo do jogo, o atleta recebeu o cartão vermelho quando o Flamengo vencia por 2 a 1. Tendo um jogador a mais em campo, o São Paulo buscou o empate com gol marcado por Ferreirinha. Essa foi a terceira expulsão de Plata num curto prazo.
A princípio, a diretoria do Flamengo avalia punição ao equatoriano, algo que aconteceu com Wallace Yan. O jovem jogador recebeu uma multa da diretoria devido ao cartão vermelho contra o Bahia. Já com relação a Plata, o atleta havia sido expulso em dois jogos da Libertadores, contra Estudiantes e Racing.
O primeiro cartão vermelho, no entanto, acabou anulado pela Conmebol por conta de um erro da arbitragem. Assim, Plata esteve em campo nos dois jogos diante do Racing, na semifinal da Copa Libertadores. O jogador, aliás, será desfalque da equipe para a decisão do torneio continental, diante do Palmeiras.
Flamengo tem alto número de cartões vermelhos
Somente na temporada de 2025, o Flamengo já tem nove cartões vermelhos, número que supera todo o ano passado, quando cinco jogadores da equipe acabaram expulsos. Em 223, o time teve também nove atletas expulsos. Neste ano, ainda restam jogos a disputar e a equipe já chega próxima do número de vermelhos que teve em outros momentos.
Numa sequência recente, o maior número de cartões vermelhos para o Flamengo em apenas uma temporada aconteceu em 2018. Naquela ocasião, 11 jogadores do rubro-negro foram expulsos durante a temporada. Ou seja, se mais três jogadores receberem cartão vermelho, o time terá o maior número de expulsos dos últimos anos.




