Gabriel Bortoleto chegou para ficar na Fórmula 1. Em sua temporada de estreia, o piloto brasileiro tem conquistado uma legião de fãs com um estilo único de pilotagem, o que inclui também acertos precisos em sua Sauber.
A saber, o jovem talento conquistou o seu melhor resultado no último Grande Prêmio, realizado em Hungaroring, na Hungria. Bortoleto terminou a prova no P6, sendo um grande feito para quem pilota o pior carro do Mundial de Construtores.
Logo, Gabriel chamou a atenção da mídia e de torcedores que declararam apoio nos mais variados fórums sobre o tema na internet. Conforme postagens no Reddit, Bortoleto pode ser considerado pelos fãs como o principal candidato ao prêmio “rookie of the year”, ou seja, o novato do ano.
Vale ressaltar também que o brasileiro disputa o título com os também estreantes Oliver Bearman (Haas), Kimi Antonelli (Mercedes), Isack Hadjar (Racing Bools) e Jack Doohan (Alpine).
Em um comparativo entre as equipes, a Sauber, de Bortoleto, é a que possui o pior desempenho.
Gabriel Bortoleto é o novo Ayrton Senna?
Os pilotos brasileiros tiveram grande destaque entre os anos de 1970 e 1990. Enquanto Emerson Fittipaldi conquistou o bicampeonato da categoria, Nelson Piquet e Ayrton Senna ficaram com três títulos cada um.
Nelson pode ser considerado o maior acertador de carros da história do automobilismo brasileiro. Já Ayrton foi um piloto mais midiático, o que possuía um discurso mais próximo da grande massa que acompanhava a F-1 naquela época.
O patriotismo de Senna, em um país que enfrentava sérios problemas socioeconômicos, gerava enorme identificação popular e o transformava em um verdadeiro herói, especialmente quando empunhava a bandeira nacional após cada vitória.
O tricampeão morreu em um acidente no GP de San Marino, realizado no autódromo de Imola, em 1994. Em meio a grande comoção, Senna deixava de ser herói para se transformar em um verdadeiro mito do automobilismo.
Sendo assim, muitos fãs fizeram comparativos entre Bortoleto e Senna. Além de semelhanças no capacete, ambos nas cores verde e amarela, os torcedores também apontaram o perfil competitivo, a estratégia e as semelhanças em temporadas de estreia. Ayrton também corria em um carro pouco competitivo, a Toleman, em 1984.
Um outro grupo da rede social também comparou Gabriel Bortoleto com o também estreante KImi Antonelli. Para estes internautas, o brasileiro apresenta um desempenho superior na disputa com o italiano, que guia para a Mercedes: uma equipe de ponta.
“Antonelli tem se mostrado muito inferior ao seu companheiro de equipe. Acredito que isso se deva à pressão de começar em uma equipe grande como a Mercedes, mas, para mim, isso faz do Bortoleto o melhor estreante. Dito isso, bem-vindo de volta, Ayrton Senna”, concluiu um internauta.




