Foto: Divulgação
A Fifa definiu novas regras para a exibição de patrocinadores nos uniformes dos clubes que disputarão o Super Mundial de Clubes, programado para acontecer entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. De acordo com o regulamento, as equipes só poderão exibir um único patrocinador no uniforme de jogo, que deverá ocupar exclusivamente o espaço máster.
A decisão impacta diretamente a estrutura de receitas dos clubes, uma vez que marcas que costumam ocupar outros espaços do uniforme precisarão ser retiradas. Embora a exclusividade do principal patrocinador seja valorizada, a limitação pode reduzir o potencial de arrecadação com múltiplos apoiadores.
Especialista em marketing esportivo, Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports, avalia a medida de forma positiva, destacando o ganho estético e a padronização entre os participantes:
“Creio que a regra é válida, uma vez que existem clubes participantes de diversas partes do mundo, cada um com a sua cultura e muitas vezes existem casos de times que vendem muitos espaços e o uniforme acaba ficando poluído. Então, para padronizar, a Fifa resolveu adotar essa medida, o que na minha visão é assertivo”.
Além dos uniformes de jogo, a restrição da Fifa também se estende a materiais esportivos em geral, incluindo vestimentas de treino, agasalhos e coletes usados pelos jogadores no banco de reservas. O objetivo é evitar conflitos com os patrocinadores oficiais do torneio.
Para Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport, empresa brasileira que fornece material esportivo para 11 clubes das quatro divisões nacionais, a decisão segue uma tendência global de uniformes mais limpos:
“O regulamento prioriza a estética e a padronização visual do torneio, resultando em camisas mais ‘limpas’ e alinhadas a um padrão internacional. Essa medida valoriza a identidade dos clubes e reforça a percepção de exclusividade do patrocinador máster, seguindo uma tendência de design mais minimalista no futebol”, afirma.
O Mundial de Clubes contará com a presença de quatro times brasileiros: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, que garantiram suas vagas ao conquistarem as edições da Libertadores de 2021, 2022, 2023 e 2024, respectivamente.
Notícia atualizada em 14/03/2025 12:34
Antes de tudo, o Sporting confirmou a contratação de Rayan Lucas para a equipe B.…
O Al HIlal venceu o Manchester City por 4 a 3 nesta segunda-feira (30), em…
O Manchester City não evitou a derrota para o Al Hilal, nesta segunda-feira (30), pelas…
Antes de mais nada, o Benfica conquistou a Liga Portuguesa de Futsal. Os Encarnados venceram…
Antes de mais nada, Lucas Ribeiro Costa, atacante brasileiro de 26 anos, brilhou com a…
Marcos Leonardo marcou dois gols na vitória do Al Hilal sobre o Manchester City, pelas…