Destaques

Fifa impõe limite de patrocinadores em camisas no Mundial de Clubes; brasileiros terão que se adaptar

Publicado por:

A Fifa definiu novas regras para a exibição de patrocinadores nos uniformes dos clubes que disputarão o Super Mundial de Clubes, programado para acontecer entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. De acordo com o regulamento, as equipes só poderão exibir um único patrocinador no uniforme de jogo, que deverá ocupar exclusivamente o espaço máster.

A decisão impacta diretamente a estrutura de receitas dos clubes, uma vez que marcas que costumam ocupar outros espaços do uniforme precisarão ser retiradas. Embora a exclusividade do principal patrocinador seja valorizada, a limitação pode reduzir o potencial de arrecadação com múltiplos apoiadores.

Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET

Especialista em marketing esportivo, Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports, avalia a medida de forma positiva, destacando o ganho estético e a padronização entre os participantes:

“Creio que a regra é válida, uma vez que existem clubes participantes de diversas partes do mundo, cada um com a sua cultura e muitas vezes existem casos de times que vendem muitos espaços e o uniforme acaba ficando poluído. Então, para padronizar, a Fifa resolveu adotar essa medida, o que na minha visão é assertivo”.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Além dos uniformes de jogo, a restrição da Fifa também se estende a materiais esportivos em geral, incluindo vestimentas de treino, agasalhos e coletes usados pelos jogadores no banco de reservas. O objetivo é evitar conflitos com os patrocinadores oficiais do torneio.

Para Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport, empresa brasileira que fornece material esportivo para 11 clubes das quatro divisões nacionais, a decisão segue uma tendência global de uniformes mais limpos:

Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.

“O regulamento prioriza a estética e a padronização visual do torneio, resultando em camisas mais ‘limpas’ e alinhadas a um padrão internacional. Essa medida valoriza a identidade dos clubes e reforça a percepção de exclusividade do patrocinador máster, seguindo uma tendência de design mais minimalista no futebol”, afirma.

O Mundial de Clubes contará com a presença de quatro times brasileiros: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, que garantiram suas vagas ao conquistarem as edições da Libertadores de 2021, 2022, 2023 e 2024, respectivamente.

Notícia atualizada em 14/03/2025 12:34

Notícias recentes

Emprestado pelo Flamengo, novo reforço do Sporting revela ser fã de Cristiano Ronaldo

Antes de tudo, o Sporting confirmou a contratação de Rayan Lucas para a equipe B.…

01/07/2025

Mundial de Clubes: Renan Lodi, do Al Hilal, projeta duelo contra o Fluminense

O Al HIlal venceu o Manchester City por 4 a 3 nesta segunda-feira (30), em…

01/07/2025

Mundial de Clubes: Pep Guardiola avalia derrota do Manchester City para o Al Hilal

O Manchester City não evitou a derrota para o Al Hilal, nesta segunda-feira (30), pelas…

01/07/2025

Técnico brasileiro quebra hegemonia do Sporting e é campeão com o Benfica no futsal

Antes de mais nada, o Benfica conquistou a Liga Portuguesa de Futsal. Os Encarnados venceram…

01/07/2025

Mundial de Clubes: Lucas Ribeiro abre o jogo sobre transferência para o Mamelodi Sundowns

Antes de mais nada, Lucas Ribeiro Costa, atacante brasileiro de 26 anos, brilhou com a…

01/07/2025

Mundial de Clubes: Marcos Leonardo avalia vitória do Al-Hilal sobre o Manchester City e prega cuidado contra o Fluminense

Marcos Leonardo marcou dois gols na vitória do Al Hilal sobre o Manchester City, pelas…

01/07/2025