Aos 17 anos, Thaís dos Santos Macedo Lima vive um momento de virada na carreira. A goleira do Benfica, uma das promessas do futebol feminino português, optou por representar a Seleção Feminina do Brasil, tendo já sido chamada para os amistosos com a Inglaterra e Itália.
Filha de mãe com nacionalidade portuguesa e pai brasileiro, ela defendeu as cores de Portugal durante toda a sua formação, somando 39 presenças nas seleções jovens, do Sub-15 ao Sub-19. Atuou inclusive no Campeonato Europeu Sub-19, onde se destacou pela segurança, maturidade e jogo com os pés.
Após monitoramento detalhado do departamento de seleções femininas da CBF, a jovem foi incluída na lista principal pela primeira vez. “Thaís é uma goleira arrojada, de grande envergadura e muita qualidade com os pés”, destacou Édson Júnior, preparador de goleiras da Seleção Brasileira Principal.
O nome da atleta já era conhecido da comissão técnica brasileira. Rilany Silva, atual treinadora da Seleção Sub-17 da CBF, trabalhou com Thaís no Benfica e foi uma das primeiras a indicar seu talento para a equipe técnica de Arthur Elias.
Nas redes sociais, Thaís Lima deixou uma mensagem emocionada de despedida à Seleção Portuguesa. “Esta foi sem dúvida uma das decisões mais difíceis da minha vida. Durante meses questionei o que fazer e o que seria melhor para mim, mas às vezes o futebol, tanto como a vida, têm outros planos para nós”, escreveu.
“Cresci com Portugal, vivi momentos incríveis que me ajudaram a formar quem sou hoje. Despeço-me assim de um ciclo que não foi fácil de encerrar. Obrigada por tudo, seleção portuguesa”, disse a jogadora.
“Fizemos tudo para que ela continuasse conosco”, contou o técnico da Seleção Portuguesa
O técnico português Francisco Neto comentou a decisão com respeito e admiração. “Fizemos tudo para ela continuar conosco. Tivemos conversas diretas com a jogadora e com a família, mas respeitamos totalmente a decisão. Desejamos-lhe o maior sucesso”, afirmou o selecionador.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal




