Filipe Luís tenta recuperar Ayrton Lucas no Flamengo; relembre outros casos Wesley, Allan e Matheus Gonçalves estão entre os ‘recuperados’ após o ex-jogador assumir o comando da equipe

Antes de mais nada, o empate com a LDU, pela Conmebol Libertadores, marcou a maior sequência de Ayrton Lucas como titular do Flamengo em 2025. Agora, o lateral-esquerdo se prepara para o terceiro jogo consecutivo no domingo, às 16h, contra o Corinthians, no Maracanã, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
Até então, Ayrton Lucas não havia iniciado duas partidas seguidas na temporada. No início do ano, quando teve a chance de engrenar após lesão de Alex Sandro, acabou afastado por problemas físicos. Desta vez, no entanto, soube aproveitar a nova oportunidade.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Com a nova lesão de Alex Sandro, que se recupera de um edema na coxa esquerda, Ayrton foi titular no clássico contra o Vasco e, na sequência, teve sua melhor minutagem da temporada no confronto com a LDU, sendo substituído apenas nos acréscimos.
“O Ayrton precisava de um jogo sólido, onde se sentisse dono da posição, onde controlasse os tempos de ataque e defesa”, avaliou Filipe Luís, que acrescentou: “Contra o Vasco ele não errou passes, deu velocidade ao time e ofereceu solidez defensiva. E, principalmente, mostrou evolução na bola aérea defensiva, que era um ponto de crítica da torcida”.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Além disso, o treinador elogiou a atuação do lateral no Equador. “Vimos o Ayrton que veio para o Flamengo, que me deixou no banco. Um jogador capaz de chegar à seleção. Vamos dar confiança para ele evoluir pouco a pouco”, completou Filipe.
Mais do que recolocar Ayrton Lucas em forma, Filipe Luís tem se destacado pela recuperação de outros jogadores do elenco. Um exemplo é Guillermo Varela. O uruguaio, mesmo improvisado na lateral esquerda, apresentou bom desempenho e vem sendo elogiado pelo treinador.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Da mesma forma, o caso de Wesley chama atenção. Após um 2024 instável, o jovem lateral-direito virou peça importante do time e chegou à seleção brasileira. Segundo Balo, seu empresário, a virada começou com a chegada de Filipe: — Potencializou o que o Wesley tem de melhor. Treinador tem que fazer isso, e o Filipe faz como ninguém.
Outro nome que cresceu com o novo técnico é Allan. O volante, que chegou desacreditado no início do ano, foi elogiado publicamente por Filipe Luís. “Ele veio com outra atitude, se aplicando em todos os treinos. A evolução dele será nítida”, afirmou o comandante rubro-negro”.
Por fim, Matheus Gonçalves também ganhou novo ânimo sob a gestão do ex-jogador. O meia-ofensivo já participou de oito partidas na temporada, sendo titular contra o Sampaio Corrêa, pelo Cariocão. O retorno às oportunidades, conforme destacou o clube, é reflexo direto da conversa e da confiança transmitida por Filipe Luís.