Antes de mais nada, o Flamengo emprestou o volante Rayan Lucas ao Sporting, de Portugal. A princípio, ele irá defender a equipe B para adquirir experiência na Liga II – o equivalente a Série B do Campeonato Brasileiro. O acordo é válido até junho de 2026.
A Agência RTI Esporte apurou que o Sporting pagará 4 milhões de euros (R$ 26,1 milhões, na cotação atual) ao Flamengo caso o meio-campista entre em campo em 50% das partidas da equipe principal na temporada 2025/2026.
No entanto, Rayan Lucas terá de acumular um mínimo de 45 minutos jogados em cada uma delas ao longo da temporada. O Sporting, então, ficaria com 60% dos direitos econômicos do meio-campista revelado nas categorias de base do Rubro-Negro.
Essa é a cláusula de compra do passe estipulada contrato do volante, que acabou sendo cedido pelo Flamengo pelo período de uma temporada. Desde que chegou no novo clube, o jogador de 20 anos atuou os 90 minutos nos amistosos contra o time principal do Sporting e o Nacional B.
Ainda segundo apurou a reportagem, Rayan Lucas terá de realizar uma excelente pré-temporada se quiser ser incorporado ao elenco principal. Isso porque o técnico Rui Borges conta com quatro jogadores para a posição e pretende mantê-los no Sporting.
Embora seja um número baixo, a meta de partidas pode acabar não sendo cumprida por Rayan Lucas. Afinal, Hidemasa Morita, Morten Huljmand, João Simões e Zeno Debast são as prioridades do treinador português. Apesar disso, o jovem será monitorado por Rui Borges.
Qual o valor da multa rescisória do jogador Rayan Lucas do Flamengo?
Antes de tudo, Rayan Lucas teve passagem destacada pelas divisões de base do Flamengo. o todo, foram cinco títulos: a Copa Intercontinental Sub-20 (2024), a Copa Libertadores da América Sub-20 (2024 e 2025), o Campeonato Brasileiro Sub-20 (2023), e a Copa do Brasil Sub-17 (2021).
Pela equipe profissional rubro-negra, integrou o elenco que venceu a Copa do Brasil (2024) e o Campeonato Carioca (2024 e 2025). Além disso, soma convocações para as seleções de base do Brasil. Seu contrato com o Flamengo é válido até dezembro de 2028. A multa rescisória é de 50 milhões de euros (R$ 326,2 milhões).




