Flamengo: Erick Pulgar em três meses? Entenda o tratamento do jogador chileno Volante passou por cirurgia no Chile e inicia recuperação sob cuidados do Flamengo; previsão de retorno pode ultrapassar os dois meses

Primeiramente, o volante Erick Pulgar se recupera de uma cirurgia no pé direito, realizada no Chile e acompanhada pelo Departamento Médico do Flamengo. Quem o operou, na última quarta-feira, 2, foi o Dr. Cristian Ortiz, especialista em tornozelo e pé. Após o procedimento, o Dr. Fernando Sassaki, médico rubro-negro, teve acesso ao raio-x e pôde constatar o sucesso da operação.
De acordo com a programação, Pulgar permanecerá no Chile, seu país natal, por 15 dias para acompanhamento pós-operatório. Após esse período, o volante retornará ao Rio de Janeiro para seguir o processo de recuperação com o departamento médico do clube. O tempo poderá chegar a três meses para ele voltar a jogar.
Quem é o médico que operou Pulgar?
O cirurgião chileno tem 20 anos de experiência em procedimentos no tornozelo e pé, com múltiplas publicações científicas. Além disso, é professor universitário e presidente de sociedades médicas internacionais, como a Steps2Walk, composta por mais de 250 cirurgiões ortopédicos voluntários ao redor do mundo.
A fratura no pé de Pulgar foi inicialmente diagnosticada nos Estados Unidos e confirmada após o retorno da delegação ao Brasil. É a segunda vez que o chileno sofre a mesma lesão desde que chegou ao Flamengo. Em 2024, ele ficou 34 dias sem atuar, e o novo caso deve exigir um tempo ainda maior de recuperação.
Recentemente, Pulgar havia superado uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda, que o afastou por 21 dias. Agora, será desfalque nos primeiros jogos do Flamengo após a pausa para o Mundial de Clubes. O time volta a campo no dia 12 de julho, às 16h30 (de Brasília), no Maracanã, contra o São Paulo, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.Atualmente, o Flamengo lidera o campeonato com 24 pontos.
Em suma, Pulgar vinha sendo peça importante no meio-campo sob o comando de Filipe Luís. Para a posição, Jorginho é o favorito, por já ter atuado como primeiro volante. Allan e Evertton Araújo também são opções.