Flamengo: Filipe Luís busca formação ideal para jogo contra o Internacional pela Libertadores; entenda Com Pulgar lesionado, Arrascaeta suspenso e Gerson vendido, técnico Filipe Luís testa alternativas para definir meio-campo do Flamengo contra o Inter pela Libertadores

Antes de tudo, o Flamengo se prepara para voltar à disputa da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, após eliminação precoce no Mundial de Clubes. O técnico Filipe Luís lida com desfalques importantes, que podem levar a mudar seu esquema tático. O volante Pulgar está operado, enquanto Gerson seguiu para o Zenit, da Rússia.
Além disso, o Filipe não poderá contar o meia Giorgian De Arrascaeta no jogo contra o Internacional, válido pelas oitavas de final da Libertadores. O uruguaio vai cumprir suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos. O camisa 10 foi advertido no jogo contra o Deportivo Táchira, no dia 28 de maio. Com isso, terá que cumprir a suspensão automática contra o Colorado, no dia 13 de agosto, no Maracanã.
O problema mais imediato é para os jogos pelo Brasileirão contra São Paulo, Santos, Fluminense, Bragantino e Atlético Mineiro. Em seguida, o Flamengo jogará contra o Galo pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Para esses confrontos, o treinador não terá Pulgar, que passou por cirurgia nesta quinta-feira, 3, devido a fratura no pé. Ele fará repouso programado no Chile.
Quem vai substituir Pulgar?
Para a função de primeiro volante, Filipe Luís conta com Allan, mais experiente, e com o jovem Evertton Araújo, que já substituiu o chileno na temporada. Também tem a opção de escalar Jorginho na função, apesar dele jogar hoje como segundo homem, com liberdade de auxiliar na criação. Por sua experiência internacional, o camisa 21 larga na frente dos demais para substituir Pulgar.
A outra posição é a que era ocupada por Gerson, agora jogador do Zenit. Enquanto a diretoria avalia se vai ao mercado buscar um substituto, Felipe Luís precisa programar quem jogará na volta das competições no lugar do camisa 8. Apesar de ter De La Cruz como outro jogador versátil do elenco, ele não se sente à vontade de jogar como meia. Foi o próprio treinador quem revelou em uma entrevista coletiva.
Finalmente, a solução ‘caseira’, que ganha força, é Luiz Araújo assumir a vaga, apesar de ter característica diferente que Gerson, que retém mais a bola. Outra possibilidade é Gonzalo Plata jogar nessa posição, por já ter atuando assim pela seleção equatoriana. Dessa forma, uma provável escalação do Flamengo seria com Plata como terceiro homem. Os onze poderão ser: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, De La Cruz e Gonzalo Plata; Arrascaeta, Luiz Araújo e Bruno Henrique.