Flamengo: maratona de jogos traz cenário devastador com problemas físicos

Ao fim de cada jogo, durante as entrevistas coletivas, o técnico Tite faz duras críticas ao calendário do futebol brasileiro. Isso porque, o Flamengo vem sofrendo com uma série de lesões, devido a sequência de partidas da equipe nessa altura da temporada. E, particularmente, o mês de agosto foi cruel para o o clube neste quesito.
A Agência RTI Esporte fez um levantamento do número de jogadores diagnosticados com algum problema físico neste mês. Nesse meio tempo, o Flamengo chegou a impressionante marca de 12 problemas médicos nos últimos 30 dias.
Além das lesões dos jogadores rubro-negros, está inclusa nessa lista, a arritmia cardíaca sofrida pelo técnico Tite, após a partida contra o Bolívar, na altitude de 3.600 metros de La Paz, na Bolívia, em jogo válido pela volta das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Confira a lista completa:
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
- 02/08 – Everton Cebolinha (coxa direita) e Nicolás De La Cruz (joelho direito)
- 10/08 – Guillermo Varela (quadril)
- 11/08 – Everton Cebolinha (tendão de Aquiles)
- 16/08 – Matías Viña (joelho direito e fratura na tíbia)
- 16/08 – Pedro (coxa esquerda)
- 16/08 – Gabriel Barbosa (coxa direita)
- 20/08 – Giorgian De Arrascaeta (coxa esquerda)
- 21/08 – Wesley França (coxa direita)
- 23/08 – Tite (arritmia cardíaca)
- 28/08 – Michael e Nicolás De La Cruz (coxa direita)
Jogadores titulares
Quando são analisados os nomes dos jogadores que sofreram algum tipo de lesão, quatro deles são titulares absolutos da equipe: Everton Cebolinha, Giorgian De Arrascaeta, Pedro e Nicolás De la Cruz. Os demais nomes, por outro lado, são de reservas utilizados com frequência, ou atletas que alternam o status de titular e reserva. São os casos de Gabriel Barbosa, Wesley e Varela.
Diante desse cenário, fica evidente a dificuldade de Tite em armar a equipe durante a maratona de jogos. Além disso, o tipo de lesão, também é um indicativo do desgaste físico dos jogadores. A maioria absoluta é de problemas musculares, seja na coxa direita, ou na esquerda. Há, ainda, o caso de um jogador que está próximo de “arrebentar”, nas palavras do treinador do Flamengo: o volante Gerson.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
O capitão do Flamengo vem há alguns jogos deixando o gramado no decorrer das partidas por conta do esgotamento físico. Após a vitória sobre o Bolívar, no Maracanã, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América, o camisa 8 admitiu que a comissão técnica tem mudado a rotina de treinos para preservar, o máximo possível, os jogadores.
De acordo com Gerson, quando o intervalo entre os jogos é mais curto, a preparação é feita através de vídeos e palestras da comissão técnica com o elenco. Dessa forma, os jogadores conseguem otimizar mais o tempo de descanso. Ao mesmo tempo em que reduzem as chances de lesão nos treinamentos.