Flamengo: o que falta para regularizar Alex Sandro, Carlos Alcaraz e Gonzalo Plata?
rAntes de mais nada, o Flamengo corre contra o tempo para inscrever seus novos reforços na CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Apesar dos esforços, existe uma força tarefa para que Alex Sandro e Carlos Alcaraz, já anunciados, estejam à disposição para enfrentar o Corinthians neste domingo, 1º de setembro, às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena, pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
A Agência RTI Esporte apurou que a diretoria rubro-negra corre contra o tempo para que os jogadores tenham condições legais de atuar na próxima rodada até o fechamento do BID (Boletim Informativo Diário), nesta sexta-feira, 30. A expectativa, a princípio, é que Alex Sandro e Carlos Alcaraz estejam em condições legais de entrar em campo contra o Timão.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Gonzalo Plata, mesmo sem ser anunciado, também deverá ter sua inscrição feita na CBF. O Flamengo, por exemplo, aguarda o envio do Certificado de Transferência Internacional, para concluir a operação. O equatoriano está em Doha, no Catar, e já começou a realizar os passos necessários para se desligar do Al Saad. Enquanto isso, o vice de futebol Marcos Braz e o diretor executivo Bruno Spindel atuam nos bastidores para regularizar o atleta.
Ainda segundo apurou a reportagem, o processo de inscrição de um atleta vindo do exterior é feito através de uma plataforma digital. O primeiro passo, por éxemplo, é a assinatura de contrato de trabalho entre o atleta e o Flamengo. Logo após ter o vínculo, o clube gera o contrato de trabalho do jogador no sistema da CBF.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Logo após cumprir essa etapa, a parte “internacional” da operação é iniciada. O próximo passo é se registrar no TMS, o Sistema de Transferências da FIFA. O contrato de trabalho do atleta, o contrato de transferência e outros documentos devem ser inseridos no sistema pelo clube.
Os dados, posteriormente, são confirmados pelo clube que negociou com o jogador. A última etapa do processo de registro de um jogador é a comunicação da CBF à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Com isso, o jogador ficará apto para aparecer no Boletim Informativo Diário.