Flamengo soma cinco jogadores lesionados em apenas um mês de temporada

Antes de mais nada, o Flamengo já tem cinco jogadores sob cuidados médicos em apenas um mês de jogos na temporada. Alex Sandro, Michael, Juninho e Everton Cebolinha estão afastados devido a lesões musculares. Por outro lado, Ayrton Lucas se recupera de uma contusão no joelho. No caso de Juninho, o problema foi um edema causado por um trauma.
Primeiramente, vale destacar que todos os atletas citados apresentam baixa minutagem na temporada, já que o time principal estreou apenas em 25 de janeiro. Para esclarecer ao torcedor, a Agência RTI Esporte buscou explicações de especialistas sobre as possíveis causas desses problemas físicos.
Após a reformulação do departamento médico no início do ano, o fisiologista Cláudio Pavanelli revelou preocupação com o desgaste dos atletas, principalmente devido ao calor intenso. “Jogando no Rio de Janeiro, nesses horários, a grande preocupação é com desidratação e manutenção do rendimento em alto nível. Nosso foco é entender como esses atletas estão sendo desgastados e como recuperá-los para o próximo jogo”, explicou.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Além disso, Pavanelli alertou sobre o risco de lesões musculares devido à onda de calor: “O rendimento dos atletas, de forma geral, cai com o estresse térmico. Isso não afeta apenas o Flamengo, mas todos os clubes. A preocupação não é só com a performance, mas também com a saúde dos jogadores. Quando o rendimento cai, o risco de lesão aumenta”, advertiu.
O departamento médico do clube trabalha com uma equipe multidisciplinar para garantir que o técnico Filipe Luís tenha jogadores em plenas condições físicas, conforme o planejamento da comissão técnica. A recuperação dos atletas é coordenada pelo fisioterapeuta Fábio Marcelo, que explicou o trabalho realizado com o atacante Pedro, que nos permite compreender o processo.
“Ele estava em um estágio muito bom em termos de amplitude de movimento e força muscular, permitindo que déssemos prosseguimento à sua recuperação. Fizemos um trabalho focado em força, resistência, potência muscular e reeducação funcional proprioceptiva”, detalhou.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Além disso, Fábio destacou que o departamento médico utiliza diversos estímulos para que o atleta recupere a condição ideal de jogo. “Trabalhamos com equilíbrio, coordenação, controle motor, além de exercícios específicos na grama e na areia fofa, simulando o ambiente natural do jogador”, acrescentou.
Seja como for, a sequência de lesões preocupa não apenas a comissão técnica, mas também a torcida, que especula sobre as possíveis causas dos problemas médicos. No caso de Pedro, ele segue em trabalho de campo para retornar aos treinamentos físicos com o elenco. A previsão é de ser reintegrado a partir do início de março e seu retorno aos jogos ocorrer em abril.
Confira as lesões e afastamentos:
Alex Sandro – Lesão muscular na coxa esquerda (Fla-Flu, 08/02 – ficou apenas oito minutos em campo).
Ayrton Lucas – Trauma no joelho esquerdo, mas sem lesão detectada (Fla-Flu, 08/02).
Juninho – Edema muscular na coxa direita (Botafogo, 12/02).
Michael – Lesão muscular no posterior da coxa esquerda, grau 1 (Vasco, 15/02).
Everton Cebolinha – Lesão leve no posterior da coxa esquerda (Maricá, 22/02).