Antes de mais nada, o Flamengo entrou na briga pela contratação do zagueiro Lucas Fasson que atua no Lokomotiv, da Rússia. O defensor, de 24 anos, que está na Rússia desde 2022, deseja deixar o Leste Europeu. Em baixa, vê com bons olhos uma eventual transferência para o clube carioca.
A Agência RTI Esporte apurou que o Lokomotiv estipulou o valor de 5 milhões de euros (R$ 31,5 milhões, na cotação atual) para negociar o atleta. O estafe do jogador acredita que o clube russo aceite proposta com valor aproximado.
Lucas Fasson tem contrato até junho de 2026, mas, se não for vendido nesta janela de transferências, poderá assinar pré-contrato em janeiro de 2026 e sair de graça no mercado da bola. Além do Flamengo, o zagueiro também recebeu contatos de Atlético-MG e Fluminense.
O interesse do Flamengo é parte da busca por reforços para o setor defensivo que conta com Léo Ortiz, Léo Pereira e Danilo Luiz. As outras opções do técnico Filipe Luís são os jovens Cleiton Santana, João Victor e Iago Teodoro que ainda não se firmaram.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Flamengo enxerga com cautela o histórico médico de Lucas Fasson. No Lokomotiv, o zagueiro, apesar do grande potencial técnico, conviveu com sérias lesões que limitaram sua sequência em campo.
Desde que chegou à Rússia, o defensor acumulou três lesões. Duas delas foram consideradas graves. Em 2022, por exemplo sofreu um problema no joelho esquerdo que o tirou dos gramados por 308 dias. Já em 2024, teve dois problemas musculares que, somados, resultaram em 148 dias de inatividade.
No total, Lucas Fasson disputou apenas 46 partidas nas últimas três temporadas no Leste Europeu. A pouca sequência preocupa, mas a avaliação do Flamengo é que, recuperado fisicamente, ele ainda tem mercado pela idade e características. Enquanto isso, o estafe do jogador avalia as condições do projeto rubro-negro.
Em quais clubes Lucas Fasson jogou?
Antes de tudo, Lucas Fasson surgiu para o futebol nas divisões de base do São Paulo. Ele integrou a geração que revelou o volante Rodrigo Nestor, o meia Cabele, e os atacantes Helinho e Antony. Posteriormente, acabou sendo emprestado ao La Serena, do Chile.
Logo após curta passagem pelo clube chileno, o zagueiro se transferiu para o Athletico Paranaense. Entre 2021 e 2022, disputou 22 jogos com a camisa rubro-negra e conquistou a Copa Sul-Americana de 2021 sob o comando do técnico Alberto Valentim.
Em junho de 2022, acabou se transferindo para o Lokomotiv. O clube russo investiu (R$ 18,9 milhões) à época para adquirir os direitos econômicos junto ao Furacão. Desde então, disputou 46 partidas, marcou um gol e contribuiu com uma assistência.




