Antes de mais nada, o Flamengo acertou a contratação do zagueiro Paulo César, de 15 anos, uma das principais promessas do América-MG. O jovem soma convocações recentes para a Seleção Brasileira Sub-15.
A Agência RTI Esporte apurou que o Flamengo desembolsou R$ 2 milhões por 70% dos direitos econômicos do jovem defensor, que chega ao Centro de Treinamento George Helal como aposta de longo prazo para o setor defensivo.
Natural de Belo Horizonte, Paulo César tem 1,89m de altura e iniciou sua trajetória no Sub-10 do América-MG. Desde cedo, se destacou pela imposição física, bom jogo aéreo e liderança em campo, características que chamaram atenção de vários clubes do país e do exterior.
O Flamengo superou a concorrência de equipes como Cruzeiro, Palmeiras, Bahia, Athletico-PR, Red Bull Bragantino e até clubes portugueses, que também sondaram o atleta. O jovem zagueiro será integrado, inicialmente, ao elenco sub-17 do Rubro-Negro.
Ainda segundo apurou a reportagem, a tendência é que Paulo César seja observado de perto pela comissão técnica do time profissional em 2026, seguindo o mesmo modelo aplicado no passado com outras joias da base, como Lorran Lucas e Rayan Lucas.
Com apenas 16 anos, Paulo César foi capitão em várias categorias do América-MG. Em 2024, por exemplo, ganhou destaque na Copa do Brasil Sub-17, onde foi um dos pilares da defesa que levou o Coelho às fases finais da competição.
Flamengo investe alto em monitoramento de atletas
Antes de tudo, a contratação de Paulo César faz parte do investimento do Flamengo no monitoramento de atletas desde a chegada de José Boto. O diretor esportivo vinha buscando desde o começo do ano a contratação de um jogador com as características da cria do América-MG.
Internamente há o sentimento de que Paulo César pode se tornar, a médio prazo, uma das peças de reposição para o elenco principal. O defensor já se apresentou ao CT Ninho do Urubu e iniciou as atividades, após a conclusão dos trâmites burocráticos e exames médicos.




