Flamengo vence o Atlético-MG e confirma o penta da Copa do Brasil

Na decisão da Copa do Brasil, o Atlético-MG recebeu o Flamengo, neste domingo, 10, na Arena MRV. Depois da vitória por 3 a 1 no primeiro jogo, no Maracanã, o rubro-negro tinha um bom placar para administrar. No final, o Flamengo levou a melhor e venceu pelo placar de 1 a 0. O gol do título foi marcado por Gonzalo Plata no segundo tempo.
Com o Flamengo em vantagem pelo placar agregado e o Atlético-MG atuando em casa, naturalmente o Galo precisou se impor para buscar mais o ataque desde o começo. No entanto, a primeira oportunidade foi rubro-negra, quando Arrascaeta lançou para Gérson, que em velocidade saiu de frente para Everson, mas finalizou no goleiro do Galo.
A primeira chance do Atlético-MG veio aos quatro, quando, depois de lançamento no ataque, Paulinho ajeitou para Zaracho chutar. A bola pegou em Wesley e saiu para escanteio. O Galo seguiu mais presente no ataque, mas só voltou a levar perigo aos 13 minutos. Em cobrança de falta, Hulk exigiu defesa de Rossi em dois tempos.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
O Flamengo voltou a achar espaço explorando as saídas do Atlético-MG e, desta maneira, aos 16 conseguiu levar perigo. Gabi recebeu na esquerda e chutou forte cruzado, a bola desviou em Lyanco e quase entrou. Já o Galo, quando chegava, parava no goleiro do Flamengo. Aos 18, Hulk recebeu na entrada da área e chutou forte, mas Rossi defendeu e, no rebote, a defesa do Flamengo afastou.
Pouco antes dos 30 minutos, o rubro-negro passou a ter uma leve pressão. Desta maneira, Evertton Araújo teve boa oportunidade, mas o goleiro Everson defendeu. A resposta do Atlético-MG foi em chute de Guilherme Arana, que arriscou de fora da área, mas mandou por cima do gol.
A melhor chance, no entanto, veio em erro da defesa do Flamengo. Rossi deu passe ruim para Pulgar e Paulinho conseguiu se antecipar. A finalização foi na direção do gol, mas o goleiro do Flamengo conseguiu se recuperar e defendeu. Aos 36 veio o lance polêmico do primeiro tempo. Depois de lançamento para Arrascaeta, Lyanco chegou por baixo e fez falta forte. O árbitro Raphael Claus deu apenas amarelo. O final do primeiro tempo não teve mais grandes lances de perigo e ficou no 0 a 0.
Na volta para o segundo tempo, o Atlético-MG voltou com duas mudanças: Alan Kardec e Saravia nos lugares de Otávio e Lyanco. No Flamengo, Bruno Henrique foi a campo na vaga de Gabi. A primeira chance foi do Galo em mais uma cobrança de falta de Hulk. Desta vez, no entanto, Rossi defendeu firme.
A resposta do Flamengo veio aos seis minutos, quando Rossi lançou bola para o ataque e Bruno Henrique apareceu em velocidade no ataque. O jogador conseguiu levar vantagem em cima da defesa e chutou para defesa de Everson. Com a pressão do Galo, o técnico Filipe Luís fez mais uma mudança: Fabrício Bruno no lugar de Arrascaeta.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Logo na sequência da mudança, o Atlético-MG desceu em velocidade pela esquerda com Hulk, que bateu cruzado, mas Rossi fez boa defesa. Aos 17, Bruno Henrique teve outra oportunidade, quando ganhou a bola de Saravia, saiu de frente para Everson e tentou colocar por cobertura, mas o goleiro do Galo defendeu.
Após esse lance, o Flamengo teve outras duas grandes oportunidades para marcar, mas não aproveitou. Na primeira, Wesley lançou Bruno Henrique, mas Saravia fez o corte. No rebote, Michael tentou driblar o goleiro Everson, que defendeu. Logo depois, Gérson cruzou da direita para Michael, mas Battaglia fez o corte para afastar o perigo.
Os dois times voltaram a fazer mudanças: Bernard e Alisson entraram nos lugares de Gustavo Scarpa e Zaracho, no Atlético-MG. Pelo lado do Fla, Plata foi a campo na vaga de Michael. Com o panorama sem mudanças e o Galo já sem muita força, Rubens entrou para a saída de Arana. No entanto, quem quase marcou foi o Flamengo. Aos 35, Alex Sandro recebeu com liberdade na área e chutou, mas Everson defendeu.
Na pressão, o Atlético-MG quase marcou depois de cobrança de escanteio. Alan Kardec teve a chance, mas furou a cabeçada. No contra-ataque, o Flamengo saiu em velocidade com Plata, que passou pela marcação, saiu de frente com Everson e bateu por cobertura para marcar um golaço: Flamengo 1 a 0. Depois do gol, uma verdadeira confusão começou entre os jogadores e torcedores do Atlético-MG chegaram a invadir o campo.
Quando o jogo voltou a rolar, o Flamengo fez uma mudança: David Luiz no lugar de Léo Pereira. O rubro-negro teve boa chance em mais uma jogada de velocidade. Bruno Henrique tocou para Wesley, que chutou em cima de Everson e perdeu boa chance. O Galo ainda ficou com um a menos quando Saravia fez falta em cima de Bruno Henrique e levou cartão vermelho direto. Na cobrança da falta, David Luiz mandou no cantinho e o goleiro do Atlético-MG defendeu.