Flamengo x Atlético-MG: especialista explica como deve ser feita a recuperação física dos atletas para a decisão
Flamengo e Atlético-MG começam a decidir o título da Copa do Brasil neste domingo,03, no Maracanã, a partir das 16h (de Brasília). Contudo, o departamento de saúde corre contra o tempo para colocar os times em condições de jogo. Isso porque, as duas equipes entraram em campo no meio de semana.
É difícil afirmar quem teve o maior desgaste físico. Por outro lado, a partida com maior peso emocional sem dúvidas foi a do Atlético-MG, que viajou até a Argentina para visitar o River Plate, jogou com força máxima e garantiu vaga na final da Libertadores da América.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Porém, o time comandado por Gabriel Milito jogou na terça-feira, e por isso terá um dia a mais de recuperação até a final, em relação ao Flamengo, que atuou na quarta-feira.
Desse jeito, a Agência RTI Esporte consultou o preparador físico especializado em ciências do esporte de alto rendimento, Renato Deleon que detalhou como deve ser feita a preparação das duas equipes até o próximo domingo.
“Sobre o Atlético-MG, a periodização foi ondulatória. Desceram bem a carga nesses dois dias após o jogo. Hoje, no terceiro dia é fundamental que entre numa carga aquisitiva de 70% a 80% de carga”, disse Renato Deleon, que seguiu explicando.
“Amanhã desce novamente, e em um trabalho conjunto com a fisiologia e fisioterapia realizam trabalhos de recuperação das fibras, como por exemplo a crioterapia, para que domingo consigam suportar a carga de jogo novamente”, afirmou o preparador físico especializado em ciências do esporte de alto rendimento, Renato Deleon.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Já o Flamengo visitou o Internacional, em partida atrasada da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. No confronto, o técnico Filipe Luís poupou alguns nomes como o zagueiro Léo Pereira, o lateral Wesley e o atacante Gabriel Barbosa. Mas viu Gerson deixar o campo de jogo exausto. Renato Deleon explica que vem sendo feito pelo Flamengo, quando se fala em recuperação e atletas.
“Já o Flamengo vai ter um dia a mais de recuperação pós jogo. e entrará na fase de periodização ondulatória. Por isso, na preparação para a final, o que eu imagino é que tenham descido a carga ontem, hoje já tem que subir pouquinho novamente de 60% a 70% por conta de ter jogado na quarta-feira. Amanhã reduz e já entram no trabalho de recuperação das fibras para ter uma carga de jogo forte”, encerrou o preparador físico.