O Flamengo enfrentará o Palmeiras na final da Copa Libertadores da América, no dia 29 de novembro, no estádio Monumental, em Lima, no Peru.
Esse não será o primeiro contato do Rubro-Negro com o estádio em uma final de Copa Libertadores. No ano de 2019, o Flamengo garantiu a taça ao vencer o River Plate, da Argentina, no Monumental, por 2 a 1.
Vale destacar que o estádio peruano não é o primeiro a receber duas decisões do campeonato organizado pela Conmebol. O Maracanã, no Rio de Janeiro, sediou as finais de 2020 e 2023.
Monumental pode estar ameaçado?
A final entre Flamengo e Palmeiras, no Monumental, chegou a ser especulada por conta de protestos em Lima, capital do Peru. O presidente em exercício, José Jerí, colocou a cidade em estado de emergência com o intuito de conter a violência e tumultos.
O ato imposto pelo político tem duração de 30 dias, em resumo, o estado de emergência terá o seu fim antes da decisão entre Flamengo e Palmeiras.
A Conmebol monitora a situação, mas não se posicionou sobre uma possível mudança de local para o jogo. Sendo assim, a partida segue agendada para o dia 29 de novembro, no Monumental.
A entidade máxima do futebol sul-americano já modificou o estádio de um final de Libertadores por agitações e manifestações políticas em 2019. Na ocasião, o jogo entre Flamengo e River Plate foi transferido de Santiago, no Chile, para o Monumental, em Lima, no Peru.




