Antes de mais nada, atacante Luan Brito sempre foi visto como uma joia das divisões de base de Xerém. Com muitos gols pelas categorias de formação do Fluminense, o jogador de 22 anos, se destacou em duas edições da Copa São Paulo de Futebol Jr., em 2022 e 2023. Ao todo, foram nove partidas pela competição e seis gols marcados. O status de grande promessa se concretizou antes mesmo de estrear na equipe profissional do Tricolor Carioca.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Em janeiro de 2023, Luan Freitas foi emprestado ao Porto, de Portugal, por uma temporada. No entanto, a primeira experiência no futebol europeu, não foi das mais agradáveis para o atacante. Chegando ao Dragão, a jovem promessa do futebol brasileiro foi atuar no Porto B, onde disputou 18 partidas – sendo três como titular. A expectativa no Fluminense era por uma negociação, em definitivo, para o clube do Velho Continente, ao fim do empréstimo. Mas, não foi o que aconteceu.
Luan Brito acabou não cumprindo as metas estabelecidas no acordo e, com isso, o Porto devolveu o atacante ao Fluminense, depois de cinco meses. Dessa forma, o Tricolor Carioca deixou de embolsar cerca de 4,5 milhões de euros (quase R$30 milhões, na cotação atual). Além disso, vale lembrar que o clube das Laranjeiras ampliou o vínculo do jogador em mais uma temporada, antes da ida para a Portugal.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET.
Na volta ao Fluminense, Luan Brito passou por um novo empréstimo. Dessa vez, o atacante se transferiu para o Defensor, do Uruguai. Em Montevideo, participou de apenas seis jogos e, mesmo assim, conseguiu marcar três gols. Contudo, o clube uruguaio não exerceu o direito de compra e o jogador se reapresentou ao Fluminense no início da temporada 2025.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads
Com contrato válido até dezembro de 2026, Luan Brito tem futuro incerto no Fluminense. Ele está com o elenco que disputa as rodadas iniciais do Campeonato Carioca. Porém, o atacante está vendo jogadores das divisões de base ganhando mais oportunidades com o técnico Marcão, como são os casos de Riquelme e Isaque. Dessa forma, a tendência é que ele, em breve, dispute a temporada 2025, longe do clube que o revelou.


