O goleiro Fábio, do Fluminense, vive um momento especial na carreira. De acordo com o Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES) Football Observatory, ele lidera o ranking mundial de goleiros com mais minutos disputados nos últimos 365 dias. Ao todo, foram 5.850 minutos jogados em partidas oficiais por clube.
A consistência de Fábio com os seus 44 anos chama atenção, principalmente por superar nomes de destaque do futebol europeu. Em segundo lugar no levantamento aparece Mike Maignan, do Milan, com 5.686 minutos. Logo depois vêm Weverton Pereira, do Palmeiras, e Hugo Souza, do Corinthians, empatados com 5.670 minutos cada.
O dado revela mais do que números: mostra o excelente momento vivido pelos goleiros brasileiros. Entre os dez mais acionados do mundo, cinco atuam no Brasil. Além de Fábio, Weverton e Hugo Souza, também estão na lista Léo Jardim, do Vasco, com 5.490 minutos, e Éverson Marques, do Atlético-MG, com 5.483 minutos.
Além disso, o ranking inclui nomes de destaque internacional. Emiliano Martínez, campeão do mundo pela Argentina e titular do Aston Villa, soma 5.538 minutos e ocupa o sexto lugar. Já Luis Malagón, do América do México, aparece em quinto, com 5.626 minutos.
O levantamento considera apenas jogos oficiais por clubes e seleções. Dessa forma, pré-temporadas, amistosos ou partidas não reconhecidas oficialmente foram descartadas da contagem. O desempenho o camisa 1 reforça não apenas sua importância no Fluminense, mas também o coloca entre os atletas mais confiáveis da posição.
Se mantiver o ritmo, o goleiro deve continuar entre os líderes mundiais em minutagem até o final da temporada e nem os seus 44 anos o vão parar. Pelo contrário, Fábio está numa grande fase mostrando que idade é apenas algo do papel.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal


