Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Fluminense, Milan, PSG, Chelsea e Seleção: Relembre a carreira do zagueiro Thiago Silva

Revelado pelas categorias de base do Fluminense, Thiago Silva tornou-se posteriormente ídolo do torcedor tricolor. Após 15 anos, ele decidiu retornar futebol brasileiro para encerrar a carreira no clube onde conquistou a Copa do Brasil de 2007.

Nesta sexta-feira, 7, o Monstro, como é chamado carinhosamente pela torcida tricolor, será apresentado em um evento no Estádio do Maracanã, às 18h (de Brasília), com direito a apresença de jogadores do atual elenco, dirigentes e celebridades. A Agência RTI Esporte fez um balanço sobre a carreira do defensor até o momento.

Publicidade
Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.
Fluminense

Cria de Xerém, Thiago Silva recebeu sua primeira oportunidade no futebol profissional através do RS Futebol Clube no ano de 2003. Somente três anos depois, o defensor vestiu a camisa do clube gaúcho Contratado em 2006 após boa passagem pelo Juventude, ele estreou no dia 29 de janeiro, quando o Fluminense empatou pelo placar de 2 a 2, perante o Flamengo na primeira rodada do Campeonato Carioca.

Ainda neste ano, o zagueiro ajudou o plantel evitar o rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro terminando na décima quinta colocação com 45 pontos, seis a mais, que a Ponte Preta, primeiro clube no Z4 da época. Ao longo de três temporadas pelo Fluminense, Thiago Silva totalizou 146 partidas, contribuiu com 14 gols e conquistou a Copa do Brasil no ano de 2007.

No dia 7 de dezembro de 2008, o atleta realizou seu último jogo com a camisa tricolor. Em jogo válido pela última rodada do Brasileirão, o Fluminense empatou pelo placar de 1 a 1 contra o Ipatinga. Presenciado por mais de 50 mil torcedores, Thiago Silva atuou os 90 minutos na partida, que deu que valeu vaga ba Copa Sul-Americana de 2009.

Milan

Ganhando notoriedade, o zagueiro despertou interesse do futebol europeu, sendo contratado pelo Milan em dezembro de 2008. Em solo italiano, Thiago Silva estreou no amistoso contra o Hannover 96, da Alemanha, quando a partida terminou empatada pelo placar de 2 a 2. Naquela época, o time italiano havia excedido o número de jogadores sem passaporte da União Europeia.

Devido este fato, o jogador precisou esperar sete meses após sua contratação para poder participar das competições oficiais. Herdando a faixa de capitão, o atleta ficou de 2019 à 2011, somando 119 partidas, ajudando com seis gols e tornando-se campeão do Campeonato Italiano e da Supercopa da Itália.

PSG
Titular e capitão da Seleção Brasileira, Thiago Silva despertou interesse do Paris Saint-Germain. Contratado em 13 de julho de 2012, o atleta viveu a melhor fase de sua carreira quando defendeu as cores do clube. Ao todo foram 25 títulos conquistados em oito temporadas. Entre esses troféus, destaque para o Campeonato Francês, onde o clube levantou a taça em sete oportunidades.
Já no cenário europeu, a maior marca de Thiago Silva com a camisa do PSG foi o vice-campeonato da Champions League na temporada 2019/2020. Na época, ele, Marquinhos e Neymar foram derrotados pelo Bayern de Munique, da Alemanha. Na decisão, o atacante francês Kingsley Coman anotou o único gol da partida, dando o título ao time Bávaro.
Chelsea

Se no Paris Saint-Germain, o jogador não obteve títulos no cenário europeu. Com a camisa do Chelsea, o brasileiro além de levantar a sonhada Champions League e a Supercopa da Europa, também foi campeão do Mundial de Clubes da Fifa.

No dia 29 de maio de 2021, Manchester City e Chelsea se enfrentaram pela final da Liga dos Campeões da Europa no Estádio do Dragão, no Porto, em Portugal. Titular, Thiago Silva foi subistituído aos 39 minutos pelo zagueiro dinamarques Andreas Christensen devido uma lesão muscular.

Saindo chorando do gramado, o camisa 6 comemorou o único gol do confronto marcado pelo atacante alemão Kai Havertz aos 42 minutos do primeiro tempo. Ao longo de quatro anos, o brasileiro atuou em 156 jogos com a camisa do Chelsea, contribuindo com nove gols.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Seleção Brasileira 

Ainda jovem, Thiago Silva começou ser convocado pela Seleção Brasileira ainda quando pertencia ao Fluminense. Aos 23 anos de idade, o atleta teve sua primeira convocação em 2008 no amistoso contra Portugal, no qual o Brasil goleou a equipe adversária pelo placar de 6 a 2.

Desde então, o nome do mesmo passou à ser comum na lista de relacionados em jogos da equipe Canarinha. No decorrer de 2008 à 2022 foram 113 partidas disputadas e sete gols anotados. Ao lado do também zagueiro Lúcio, Thiago Silva aparece em oitavo na lista dos jogadores que mais atuaram com a camisa da Seleção Brasileira.

Ao longo da carreira, ele disputou três Copas do Mundo nos anos de 2014, 2018 e 2022. Além disso, venceu a Copa América de 2019 e da Copa das Confederações de 2013. A última partida de Thiago Silva pela Seleção Brasileira foi na eliminação para a Croácia nas quartas de final da Copa de 2022.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.