Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Fluminense x Times Gaúchos: veja retrospecto em mata-matas da Libertadores e Copa do Brasil

O Fluminense vai enfrentar o Grêmio nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Este será o primeiro confronto entre as equipes na fase mata-mata da competição sul-americana. No ano passado, quando se sagrou campeão da América, o Tricolor Carioca garantiu a vaga na decisão diante do Boca Jrs. (ARG), depois de eliminar outro time do Rio Grande do Sul: o Internacional.

Mas qual o retrospecto do Fluminense quando enfrenta times gaúchos em jogos eliminatórios da Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil. A Agência RTI Esporte fez o levantamento de todos os confrontos ao longo da história. Confira:

Publicidade
1992 – Fluminense x Internacional (Copa do Brasil)

O primeiro confronto decisivo do Fluminense contra uma equipe gaúcha foi na final da Copa do Brasil de 1992, diante do Internacional. No jogo de ida, o Tricolor Carioca venceu o Colorado por 2 a 1, no Estádio das Laranjeiras. Na partida da volta, o Inter venceu por 1 a 0 com gol de pênalti marcado aos 43′ do segundo tempo.

1999 – Fluminense x Juventude (Copa do Brasil)

No ano em que a equipe de Caxias do Sul conquistou o primeiro e único título da Copa do Brasil, o Fluminense foi um dos adversários da vitoriosa campanha. Depois de vencer por 3 a 1 no jogo de ida, o Tricolor das Laranjeiras sofreu uma goleada de 6 a 0 e acabou eliminado na segunda fase da Copa do Brasil.

2001 – Fluminense x Grêmio (Copa do Brasil)

Diante do Grêmio, dois anos depois, nova eliminação pela Copa do Brasil. Nas oitavas de final da competição, o Fluminense perdeu o primeiro jogo por 1 a 0 e ficou no empate em 0 a 0 na partida de volta.

2002 – Fluminense x Juventude (Copa do Brasil)

Três anos após a traumática eliminação, Fluminense e Juventude se colocavam, novamente, frente a frente em um duelo de mata-mata pela Copa do Brasil. Dessa vez, o final foi diferente e a equipe carioca garantiu a classificação às quartas de final depois de um empate em 0 a 0 e uma vitória 2 a 1 nos jogos de ida e volta, respectivamente.

2004 – Fluminense x Juventude (Copa do Brasil)

Pela terceira vez em cinco anos, os times voltavam a se enfrentar pela competição nacional. E, assim como aconteceu em 2002, o Fluminense ficou com a vaga. Dessa vez, o Tricolor Carioca se classificou às oitavas de final com o empate em 2 a 2 (ida) e a vitória por 2 a 1 (volta).

2004 – Fluminense x Grêmio (Copa do Brasil)

Na fase seguinte, no entanto, nova eliminação para um clube do Rio Grande do Sul. Apesar do empate em 2 a 2 no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, o Fluminense foi goleado pelo Imortal por 4 a 1 e se despediu da competição.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
2005 – Fluminense x Grêmio (Copa do Brasil)

Assim como aconteceu com o Juventude, o Fluminense conseguiu dar o troco da eliminação no Grêmio e na mesma etapa do mata-mata do ano anterior. O Fluminense venceu o jogo de ida por 3 a 0 e, fora de casa, conquistou nova vitória, dessa vez por 1 a 0, para carimbar a vaga nas quartas de final.

2010 – Fluminense x Grêmio (Copa do Brasil)

Como equipe que mais enfrentou na Copa do Brasil, com seis confrontos até o momento, o Grêmio aparecia, novamente, no caminho do Fluminense na competição nacional. Em 2010, foi o Imortal que garantiu a classificação com duas vitória: 3 a 2 e 2 a 0.

2015 – Fluminense x Grêmio (Copa do Brasil)

Cinco anos depois, os caminhos dos tricolores voltaram, mais uma vez, a se cruzar na Copa do Brasil. Como demonstra o equilíbrio do confronto entre cariocas e gaúchos, o Fluminense se classificou graças ao critério do gol marcado fora de casa. No jogo de ida, empate em 0 a 0. Na volta, novo empate, mas agora com gols: 1 a 1.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.
2017 – Fluminense x Grêmio (Copa do Brasil)

No último ato, até o momento, entre Fluminense e Grêmio por uma competição mata-mata, o Tricolor Gaúcho levou a melhor. Pelas oitavas de final da competição nacional conseguiu aplicar uma goleada no placar agregado (5 a 1). Apesar de não ter conquistado este título, o Imortal se sagrou tricampeão da Copa Libertadores da América naquele ano.

2023 – Fluminense x Internacional (Copa Libertadores da América)

A melhor lembrança para o torcedor tricolor de um duelo contra um clube gaúcho. Depois de empatar em 2 a 2, no Maracanã, com um jogador a menos pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores, o Fluminense renasceu no Estádio Beira-Rio. No dia 04 de outubro de 2023, um jogo que parecia perdido, teve um final épico. Em seis minutos, aconteceu uma das viradas mais marcantes da história da competição.

Depois do Internacional empilhar chances perdidas com o atacante Ener valencia, aos 36′ do segundo tempo, John Kennedy deixou tudo igual no placar. E aos 41′, o artilheiro da competição Germán Cano manteve vivo o sonho do título inédito da Copa Libertadores da América para o Tricolor das Laranjeiras.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.