Antes de tudo, a Fórmula 1 confirmou o retorno do GP de Portugal nas temporadas de 2027 e 2028. O anúncio foi compartilhado nesta terça-feira (16), nas redes sociais da categoria.
Conforme a publicação da F1, a corrida acontecerá no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. A saber, a corrida deve substituir o GP da Holanda, que deixará o circo em 2026.
GP de Portugal em Portimão
O autódromo de Portimão marcou o retorno de Portugal ao circo da Fórmula 1 nos anos de 2020 e 2021. Sendo assim, na ocasião, as duas provas ocorreram em meio a pandemia da Covid-19.
O circuito mescla curvas com trechos de alta velocidade em um total de 4.6 km. Destaque para a descida acentuada, que leva os pilotos à curva final, antes da reta dos boxes.
Portimão não é a primeira cidade a receber uma corrida de Fórmula 1 em Portugal. A saber, a primeira prova realizada no país aconteceu em Porto, no ano de 1958.
Os autódromos de Monsanto e Estoril também estiveram no calendário do circo da Fórmula 1. No segundo circuito, Ayrton Senna viveu dois momentos antagônicos. A sua primeira vitória, pela Lotus, em 1985, e um acidente controverso com Nigel Mansell em 1989.
Na ocasião, desclassificado após receber a bandeira preta, o inglês se chocou com o brasileiro, que liderava a corrida. Restou a Senna o abandono e a perda de pontos essenciais, que contribuíram para o título de Alain Prost no final da temporada.
Já Lewis Hamilton entrou para a história da Fórmula 1 ao superar o recorde de vitórias de Michael Schumacher em Portimão, no ano de 2021.
Por fim, o retorno do GP de Portugal foi comemorado pelo CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicalli.
“Estou muito feliz em ver Portimão de volta ao calendário da Fórmula 1 e por o esporte continuar a inflamar a paixão de nossos incríveis fãs portugueses. O circuito proporciona emoção na pista da primeira à última curva, e sua energia contagia os fãs, fazendo-os vibrar”, comentou.




